Ser Marvete está nos pequenos detalhes!

Capitã Marvel Carol Danvers


por Anne Quiangala


Há algumas décadas, a identidade nerd para pessoas negras era questionada desde um nível elementar - apontavam a contradição de não existir a imagem na cultura pop - e isso caminhava para uma desvalidação da paixão e do conhecimento sobre o tema em quase todo espaço social. Por essa razão, um processo de apagamento dos meus interesses foi se consolidando, a ponto de neutralizar toda e qualquer evidência de que, sim, eu escutava heavy metal, sim, eu era obcecada por filmes de horror e SIM, eu era apaixonada por quadrinhos.

Quadrinhos de super-heróis eram uma paixão secreta, assim como as horas investidas no meu SNES e processo inverso, de descompactar essas paixões, foi lento e precisou de uma mudança radical na popularização cinematográfica dessa cultura, pra que eu me sentisse confortável para sair do armário da #Nerdiandade junto com tanta gente com todos os marcadores sociais e até aqueles sem nenhum, que nos achavam introvertidas demais.

Apesar das implicações negativas que a cultura pop içada a um gosto padrão tenha causado, (os portões, o orgulho masculino e outras questões) cada vez mais pessoas se empoderam e se tornam cosplayers que atravessam fronteiras de gênero e raça, vestem camisetas e itens que marcam seu lugar no mundo de aficionados. Hoje em dia, considerando sempre a problemática que é vestir e pagar por uma marca, podemos ser marvetes nos mínimos detalhes e também nos imensos!


PEQUENO DETALHE NO ÓCULOS DE SOL DA CAPITÃ MARVEL

A marca de óculos e acessórios Chilli Beans tem uma parceria frutífera com a Marvel, e essa colaboração tem entregado uma gama de armações de sol belíssimas que conectam o visual do dia a dia aos personagens que amamos. Na Coleção Marvel 2022, estão disponíveis óculos e relógios de diversos superherois e heroínas, com variação nas cores da armação e das lentes.

Demorei bastante para escolher, porque estava levando em consideração o formato, as cores e a minha conexão com as personagens disponíveis: Capitã Marvel, Pantera Negra, Viúva-Negra e Dr. Estranho. O formato para que fosse neutro o suficiente e não restringisse o contexto de uso e o tipo de roupa; cores mais neutras, que não limitassem o uso a longo prazo por questões de moda ou estação; conexão com personagem é um ponto importante, porque é sobre a relação, o que aquele símbolo nos inspira.

Optei pela armação quadrada preta e lente da mesma cor, em degradê, da Capitã Marvel. Seu lema “mais alto, mais rápido e mais longe” está escrito, em inglês, na parte interna da haste (”Highter. Faster. Further”) e é reiterado no detalhe, que é o símbolo dourado da heroína, em relevo, na ponteira.


Óculos de Sol Feminino Marvel Capitã Marvel Preto da Chilli Beans (2022)


Por ser uma armação discreta, o Óculos de Sol Feminino Marvel Capitã Marvel Preto atende aos critérios que estabeleci para escolha. Ele é bonito, discreto e tem a conexão emocional com o universo de histórias que eu adoro consumir.

Ele é um tipo de óculos para qualquer pessoa (vale conferir as dimensões) que adore o Universo Marvel dos quadrinhos, cinema, streaming e que deseja adicionar detalhes sutis de seu lado geek no visual cotidiano. A armação é leve e confortável, a lente é ampla e estou satisfeita com o objeto em si, e como se torna uma peça fácil de combinar num look casual com peças nerds mais chamativas.

Sem dúvida, o produto poderia ser mais adequado se fosse possível optar por uma lente mais escura e sem o degradê. Para quem tem fotofobia (sensibilidade à luz), a lente pode ser insuficiente, já que é possível transitar em ambientes fechados como shoppings e mesmo em casa com eles sem ter tanta interferência na visualização de objetos. Nesse sentido, é uma excelente acomodação para fotossensibilidade em ambientes com luz artificial, mas deixa a desejar em ambientes abertos com forte luz solar.


EXPERIÊNCIA DE COMPRA: LOJA VIRTUAL vs FÍSICA

Para pessoas introvertidas, recomendo a experiência da loja virtual da Chilli Beans. Primeiro porque você pode buscar com calma, filtrando por coleções; segundo, porque pode usar o provador virtual e, terceiro, porque é possível conferir as informações detalhadas por escrito a respeito dos materiais, dimensões e tipos de proteção. O único problema é que o site informa que os “itens inclusos” são 1 Óculos Solar, 1 Case e 1 Flanela para limpeza, o que me levou a inferir que um óculos com um preço substancial, da coleção Marvel, viria com uma case da Marvel, mas veio uma case preta de papelão da própria Chilli Beans.

Outro problema é que a Chilli Beans, por ser uma franquia que distribui os materiais de forma desigual, no mesmo shopping encontramos lojas com armações e itens distintos. Na loja física que eu fui pra comprar uma case da Marvel, o vendedor me informou que na loja virtual a case é aleatória embora fizesse sentido que o óculos da Marvel viesse com a case da Marvel. Quando perguntei sobre a case mais resistente, ele me informou que naquela loja só receberam algumas, então quem comprou antes por lá, pode escolher entre a case do Pantera Negra, Hulk ou Homem-de-Ferro. Ou seja, comprar virtualmente acabou sendo um prejuízo, porque a case da Marvel não está disponível para venda naquele canal, nem mesmo a de papelão.

Em suma, para pessoas introvertidas, recomendo pesquisar no site, usar o provador virtual, mas ir comprar na loja física tendo em mente as informações básicas como os itens que acompanham o óculos e as cores disponíveis.


Case Chilli Beans para óculos de sol (a minha tem o mesmo formato, mas, infelizmente, é do Homem de Ferro)


AS PAIXÕES MORAM NOS DETALHES

Ser preta, nerd, feminista e introvertida é um combo e tanto do qual me orgulho a cada dia. Embora, socialmente, as nossas paixões sejam desencorajadas sempre, e, em particular quando envolvem o que é considerado “infantil”, é importante se manter leal ao que você realmente gosta. Paixões não envelhecem, nem morrem, portanto, elas podem existir nos detalhes como uma lembrança que pode nos conectar a nós mesmas.

Pra mim, ambientes muito iluminados são debilitantes, então o óculos de sol da Capitã Marvel é a minha pequena lembrança de que está tudo bem criar acomodações e seguir em frente.

E quanto a você, suas paixões, moram em quais detalhes?

Tecnologia do Blogger.