Pretaenerd Academy

 


Pretaenerd Academy é uma inciativa da equipe Preta, Nerd & Burning Hell para democratizar o conhecimento. Ofertamos oficinas, cursos e minicursos com especialistas, na modalidade remota e com preço acessível para que cada vez mais pessoas negras possam acessar o conhecimentos teóricos e práticos que sirvam de ferramentas de emancipação individual e consequente empoderamento coletivo.


Outubro 2020: Oficina "O medo dos Outros" (Anne Quiangala)

Em outubro a maioria de nós tira do armário as velhas referências de horror, desde um Drácula até um Jason. E quanto a nós, negras, negros e negres... do que sentimos medo? Como isso causa impacto nos livros, filmes e series que criamos? Quem somos "nós" e quem são "eles"? Discutimos tudo isso (e mais!) na primeira Oficina de Horror Negro "O medo dos Outros", em parceria com a Darkside Books.

Novembro 2020: Oficina "Afrofuturismo: o futuro ancestral na ficção especulativa" (Waldson Souza)

O curso tem como objetivo abordar questões relacionadas ao afrofuturismo, conceito que será apresentado tendo como base as contribuições dos principais estudiosos e estudiosas sobre o tema. Serão discutidas noções essenciais para o afrofuturismo como estética, temática e centralidade negra no que diz respeito aos produtores das obras e personagens protagonistas. As obras de ficção citadas e analisadas terão foco na literatura, mas em diversos momentos outras manifestações artísticas aparecerão nos exemplos. Os questionamentos partirão de discussões sobre representação negra na ficção especulativa (fantasia, ficção científica e horror sobrenatural), sempre considerando a importância de pessoas negras contarem suas próprias narrativas nesses e em outros gêneros. Também é objetivo do curso debater sobre como o afrofuturismo pode contribuir para uma representatividade atrelada a conceitos e ideais que são essenciais para pensarmos a experiência negra, seja resgatando o passado, questionando o presente ou projetando futuros.


Nenhum comentário

Antes de comentar, leia nossa política de comentários!

Tecnologia do Blogger.