Pretaenerd Academy

 


Pretaenerd Academy é uma inciativa da equipe Preta, Nerd & Burning Hell para democratizar o conhecimento. Ofertamos oficinas, cursos e minicursos com especialistas, na modalidade remota e com preço acessível para que cada vez mais pessoas negras possam acessar o conhecimentos teóricos e práticos que sirvam de ferramentas de emancipação individual e consequente empoderamento coletivo.


Outubro 2020: Oficina "O medo dos Outros" (Anne Quiangala)

Em outubro a maioria de nós tira do armário as velhas referências de horror, desde um Drácula até um Jason. E quanto a nós, negras, negros e negres... do que sentimos medo? Como isso causa impacto nos livros, filmes e series que criamos? Quem somos "nós" e quem são "eles"? Discutimos tudo isso (e mais!) na primeira Oficina de Horror Negro "O medo dos Outros", em parceria com a Darkside Books.

Novembro 2020: Oficina "Afrofuturismo: o futuro ancestral na ficção especulativa" (Waldson Souza)

O curso tem como objetivo abordar questões relacionadas ao afrofuturismo, conceito que será apresentado tendo como base as contribuições dos principais estudiosos e estudiosas sobre o tema. Serão discutidas noções essenciais para o afrofuturismo como estética, temática e centralidade negra no que diz respeito aos produtores das obras e personagens protagonistas. As obras de ficção citadas e analisadas terão foco na literatura, mas em diversos momentos outras manifestações artísticas aparecerão nos exemplos. Os questionamentos partirão de discussões sobre representação negra na ficção especulativa (fantasia, ficção científica e horror sobrenatural), sempre considerando a importância de pessoas negras contarem suas próprias narrativas nesses e em outros gêneros. Também é objetivo do curso debater sobre como o afrofuturismo pode contribuir para uma representatividade atrelada a conceitos e ideais que são essenciais para pensarmos a experiência negra, seja resgatando o passado, questionando o presente ou projetando futuros.

Fevereiro 2021: Oficina "Organizando o ano com Pretaenerd"(Anne Quiangala)

Produtividade não é fazer mil tarefas de uma só vez, e também não é viver ocupada. Ser produtiva está ligado a escolher objetivos, estabelecer metas e ter discernimento sobre o que é significativo, quais os "sim" são importantes, terão consequências válidas. Nesta perspectiva, a oficina Organizando com Pretaenerd tem em vista conversar e propor exercícios para que participantes possam se apropriar de ferramentas que sejam úteis para a elaboração duma rotina mais produtiva. Objetivo Geral: Desenvolver estratégias individuais para a produtividade. Objetivos específicos: Expor técnicas de gerenciamento de tempo e atividades; Exercitar o autoconhecimento, auto cuidado e organização;Identificar e aplicar técnicas que se adequem a sua rotina pessoal.

Março 2021: Oficina "Império e Imperialismo em Star Wars"(Tainá Elis)

A proposta desta oficina é apresentar aspectos históricos que envolvem o conceito de “imperialismo”, suas imbricações com o discurso colonial e suas formas de reprodução, assim como táticas de resistência nos processos de libertação dos povos oprimidos, focando nos séculos XIX e XX. A partir da perspectiva da nerdiandade, analisaremos como essas categorias estão presentes nos discursos políticos que constituem a obra de ficção Star Wars. A base metodológica é fundamentada principalmente da obra de Frantz Fanon, contando com uma breve introdução da sua vida e obra. Situando as contribuições de Fanon nas análises sobre o racismo, (neo)colonialismo e revolução, assim como um pouco do impacto das suas contribuições teóricas nas produções dos estudos pós-coloniais. Para isso, a bibliografia complementar abrangerá transversalmente as análises sobre o “imperialismo” presentes em algumas obras dos estudos pós-coloniais como Grada Kilomba, Edward Said, Achille Mbembe, Homi Bhabha, Mary Louise Pratt e Anne McClintock.

Julho 2021: Oficina "Organizando o ano com Pretaenerd 2.0"(Anne Quiangala)

Nenhum comentário

Antes de comentar, leia nossa política de comentários!

Tecnologia do Blogger.