QUEM SOMOS


Preta, Nerd e Burning Hell é um espaço virtual onde é possível discutir um modo de consumo (nerdiandade) tendo em vista a simultaneidade dos recortes de raça, gênero, classe. Enquanto é fácil encontrar hospedagens com essa temática em outros países, uma busca em vlogues ou blogues brasileiros mostrará a invisibilidade (senão silêncio) dessa discussão aqui no Brasil - o que não significa que somos únicas.

O blog tem como objetivo suscitar diálogo crítico a respeito dos filmes, quadrinhos, jogos e séries que tanto amamos. Através da expressão de diferentes perspectivas, Preta, Nerd e Burning Hell tem trazido à superfície questões que nos interessam porque nos afetam direta e diariamente. Gostar de uma franquia nerd não confere imunidade a ela; a função da audiência é ter uma visão crítica, fundamentada e não apenas consumir aceitando a tudo que a cultura de massa impõe. Nesse sentido, tanto pensar sobre a "vida real", quando sobre as narrativas ficcionais (sob uma perspectiva específica) é explorar os caminhos que têm sido negados historicamente à população negra, em especial, às mulheres Negras.

Nossas vozes, ("não personalizadas, embora personalizáveis" como disse Angela Davis há uns 20 e tals anos) à medida que são compartilhadas, contribuem para que reconheçamos que somos plurais e que o nosso lugar é aquele onde desejarmos estar.









Já Colaboraram!



Alessandra Costa
Paulista de família nordestina, aquariana com mercúrio em peixes que justifica meu jeito aleatório, se é que isso é possível...e que talvez contribua para minha criatividade e minha profissão: designer gráfica. Eu sou uma preta "arteira" nerd. Amo super heróis, principalmente aqueles que estão mais próximos da minha realidade e ainda são extremamente poderosos. Amo séries, cinema, literatura e todo o potencial que a nossa imaginação tem para nos levar ao infinito e além.

Anna Bárbara Araújo
Doutora em sociologia e feminista. Brasiliense moradora do Rio de Janeiro. Entusiasta do Filmow e da Netflix.

Anna Gabriela Teixeira
Estudante de Letras na UFMG, tradutora, fã de literatura, séries, música e cinema.

Bruna Menegildo
Ama jogos em geral e literatura especulativa, suspense, drama e terror.

Camila Cerdeira
Escritora, fotógrafa, foi sub-editora do NaTV entre 2015 e 2018. Nerd de criação, morando em Fortaleza onde faz parte da curadoria do Geekontro. Espalhada virtualmente é mais fácil de encontrar no @CamilaAngel onde ou estar discursando sobre questões sociais ou sobre nerdiandade, mas provavelmente sobre ambos ao mesmo tempo.

Camille Legrand
Advogada de Anakin Skywalker

Daniela Razia
Viciade em café, jogos, tradutore e mãe do PH.

Débora Machado
Leonina, administradora por profissão e dinda por vocação. Nascida em Porto Alegre (RS), curte um futebol e torce pelo Inter. Marvete de carteirinha, adora filmes farofa e é fã de Senhor dos Aneis.

Dê Ferreira
Escorpiana e natural de Brasília. Iniciou seus estudos sobre cultura, gênero e raça durante a graduação na Universidade de Brasilia. Por amor à música, decidiu dedicar sua vida à arte.

Gabriela Vieira
Cineasta e rezadeira, editou os primeiros vídeos do canal do Youtube.

Kami
Maga campilar. Ajudo você a se expressar no mundo com significado e autenticidade. Encontrada em @efeitokami.

Larissa Ribeiro
Tenho 20 anos, comecei a estudar Pedagogia mais pelo acaso e acabei me encontrando no meio .E mesmo planejando fazer Jornalismo também, acredito que posso mudar o mundo. Escrevo, desenho, sou viciada em livros desde os cinco anos, sou fã de ficção científica, terror, Godfather e Stephen King. E tenho quase certeza que a Daenerys não é a única Targaryen restante.

Lucas Pamplona
é psicólogo e professor. Suas paixões são cozinhar e jogar videogame, mas também curte livros, quadrinhos, suas diversas coleções, e jogos de tabuleiro. Prefere ficção científica à fantasia épica. Nerd, preto e idealista, valoriza obras e discussões que atravessem essas realidades.

Naira Soares
Comunicóloga​​ e Documentarista Graduada​ em Comunicação Social - Rádio e TV ​Pós Graduada em Cinema e Linguagem Audiovisual

Shaira Costa
Gosto de tudo um pouco, escrevo sobre tudo e na maioria das vezes vou preferir o salgado ao doce. Entre HQ e animações gosto de uma historia bem contada, jogos de luta e 2D mas se tivesse que escolher um lado, provavelmente escolheria dormir.


ENVIE SUAS DÚVIDAS, SUGESTÕES & BURNING HELL PARA contato.pretaenerd@gmail.com






FacebookInstagramGoogle PlusTwitter


Volte ao início!
Tecnologia do Blogger.