🏆 Essa semana no Pretaenerd!


 
Por Anne Quiangala

Como foi a sua semana?

Aqui no Pretaenerd a semana foi dinâmica, com diversão e estudos! Fiz um ranking do que consumi e me fez pensar, me divertiu e conectou essa! A lista inclui cultura pop mainstream e independente!. Vamos à lista!


Música: "Daemoncracy" (PoisonGod)


A banda capixaba PoisonGod lançou em 2007 seu álbum Daemoncracy, com letras provocativas que falam sobre a mistificação do mundo capitalista, em que as mazelas, a violência e a perversidade são democratizadas em vez de educação, saúde e a real democracia. Assim, a faixa-título nos convida a pensar sobre o dinheiro, a ambição e a perda de si mesma como tripé da "demônio cracia".  Confira abaixo o álbum completo:





Jogo: Weird West


O RPG Weird West é um RPG desenvolvido pela WolfEye Studios e publicado pela Devolver Digital. O jogo foi lançado para Windows, PlayStation 4 e Xbox One em 31 de março de 2022 e, atualmente, está disponível para ser jogado na XCloud (serviço disponível via assinatura de Xbox Gamepass). O termo "weird" (estranho, em inglês) mostra que o o "velho oeste" proposto neste jogo é bem diferente do que estamos acostumadas a ver nos filmes e quadrinhos: tanto em termos de diversidade, como pela forte presença de magia e criaturas sobrenaturais. Além disso, questões sobre representatividade, política, preconceitos, especismo e muito mais são abordadas de modo orgânico na narrativa principal, assim como na vida. É um jogo divertido e cheio de missões secundárias para explorar mapa a dentro! Confira o trailer:



HQ: MoonGirl & Devil Dinosaur #1-#4 (2015)


A personagem mais inteligente do Universo Marvel é Lunella Lafayette, a Moon Girl. Criada pela equipe criativa formada pelos escritores Brandon Montclare e Amy Reeder e pela artista Natacha Bustos a personagem tem uma companhia jurássica, que é o Devil Dinosaur, criado por Jack Kirby. Embora a personagem seja muito querida e esteja ganhando cada vez mais visibilidade no Universo Marvel, ainda não foi publicada no Brasil. Assim, o acesso às histórias é restrito, para nós, à plataforma de quadrinhos sob demanda Marvel Unlimited.


Filme: A Babá/ Nanny (Nikyatu Jusu)


A Babá é um filme de horror negro, dirigido e roteirizado pela cineasta estadunidense Nikyatu Jusu, produzida pela Amazon Studios e, portanto está disponível para assinantes da Amazon Prime Video. Ao longo de 100 minutos, conhecemos Aisha, uma imigrande senegaleza, recém contratada por uma família branca novaiorquina, e que tem como objetivo levar o filho para os Estados Unidos. Em meio a isso, ela é acometida com uma maldição. 



 
Podcast: Women of Marvel, disponível em várias plataformas

O que é ser "grande fã" da Marvel ou Marvete? Considerando que a Marvel é uma editora com quase um século de existência, mais de oito mil personagens e uma cronologia complexa, repleta de eventos, boots, reboots e retcons, não é difícil considerar que "entender" muito da história da editora exige um filtro por interesses - e tudo bem, você não é menos marvete porque não leu quase um século de títulos semanais. É nesse sentido que o podcast Women of Marvel (em português, Mulheres da Marvel) se tornou um dos meus podcasts favoritos. Criado por Sana Amanat (produtora executiva da Marvel Studios, bem como criadora da Kamala Khan), este projeto oficial tem temporadas incríveis com temas voltados para arcos, filmes, personagens, produtoras, atrizes e quadrinistas da Marvel. Dessa forma, temos uma perspectiva mais interessante e próxima sobre quadrinhos e filmes de super-heróis. A atual temporada do podcast é focada na relação de mentoria entre personagens e profissionais do campo dos quadrinhos. Eu particularmente gostei muito do episódio Mentorship Roundtable with Sana Amanat, MacKenzie Cadenhead and Jenny Lee porque conseguimos ter uma noção de como os quadrinhos que amamos ler são construídos a partir de parcerias entre pessoas (o que geralmente fica distante demais, já que os bastidores não são conteúdo de tanto destaque, especialmente de mulheres). Vale ouvir as histórias e ver a bela relação de mentoria entre as convidadas do episódio.



Livro: O portão do Obelisco (N.K Jemisin)


Podemos dizer com total certeza - e asseguradas pelas premiações e quebra de recordes - que a autora estadunidense N.K Jemisin é uma das maiores do nosso tempo. Sua trilogia A Terra Partida, que inicia com a Quinta Estação e é seguida por O Portão do Obelisco, tem uma estrutura narrativa, temática e construção de mundo fantásticos (em todos os sentidos da palavra). Aliás, essa trilogia pode tranquilamente ser compreendida como Alta Ficção Científica, já que parte de conceitos científicos complexos para construir o vocabulário, tecnologias e estabelecer a política da Quietude. 

  • Compre: O Portão do Obelisco na Amazon com o meu link!



Teoria: Documentário Marvel 616 - O método Marvel


A série documental Marvel 616 é composta por sete episódios com temáticas que respondem a perguntas que nós nos fazemos sobre a história da Marvel, bem como o modo de fazer quadrinhos e o impacto dos personagens na vida de fãs. O episódio 7, intitulado O Método Marvel (Marvel Way) é uma excelente demonstração - metalinguística até - de como se produz um quadrinho de super-herói desde os primórdios, explorando inclusive questões delicadas como a época de ouro e de prata da editora. Focando na carismática estrela Dan Slott, a série contextualiza muito bem o modo Marvel, tanto para novatas como pra veteranas da arte sequencial. A série completa está disponível na plataforma de streaming: O Disney+ .



Tecnologia do Blogger.