Escrita | O que são Páginas Matinais?

mulher negra vista de lado, sobre uma mesa de madeira bege. ela usa camisa de manga longa de cor branca e tem cabelo crespo preto. ela escreve com uma caneta preta sobre um caderno aberto de pagina branca
Quando a gente se permite criar livremente as ideias vem com mais facilidade. Muita coisa nem precisa sair do caderno, mas só de sair da cabeça já desbloqueia outras ideias!

Por Anne Quiangala

Páginas matinais fazem parte das ferramentas básicas propostas por Julia Cameron como meio para desbloquear a criatividade em seu best seller O Caminho do Artista, publicado no Brasil pela editora Sextante. Segundo a autora, são duas as ferramentas usadas em seu método de doze semanas (as páginas matinais e o encontro com o artista), mas, por hora, focaremos nas páginas matinais.

Páginas Matinais são três páginas escritas à mão, diariamente, com pensamentos em livre associação (CAMERON, 2017). Pense na escrita matinal como um tempo consigo mesma, uma pausa para a contemplação, em suma: um tempo de refletir e transferir tudo o que está na cabeça para o papel, sem crítica, edição ou compromisso com o refinamento.

Escreva literalmente o que vier à mente até preencher a página, desde "não sei o que escrever" e "não quero escrever", até ilustrações, colagens, rabiscos ou citações que lembrar. Valer tudo, aliás, é o que torna possível manter a consistência nos dias difíceis, quando sentimos vontade de parar, mas também reforça que o seu compromisso é consigo mesma! "Vale tudo", sim, desde que seja uma atividade feita com atenção no processo. 

Experimentar materiais é uma boa forma de se permitir, não apenas escrever como criar livremente!

A escrita livre tem um caráter terapêutico, que repercute na sua escrita profissional e acadêmica, porque é um tipo de escrita "com porta fechada" (KING, 2015), para agradar a si mesma, em que você tem espaço de refletir com a total privacidade, elaborar, ensaiar,  entender o que aflige (PS: não substitui terapia, ok?) e descobrir o que faz ou não sentido trabalhar fora desse espaço.

Além disso, as Páginas matinais ajudam a desbloquear ideias. Sabe quando você precisa iniciar ou manter um projeto consistente e não sabe quais as perguntas corretas a se fazer? Ou quando sente que perdeu o norte da sua hipótese de pesquisa? Por vezes, você nem sabe qual a raiz da angústia, e as páginas matinais também ajudam nesse caso.

O "escritor que desenha", Austin Kleon, também escreve diariamente as páginas,sugere que diagramas, mapas mentais e desenhos são formas de buscar a vontade e o conteúdo para escrever. Nos dias em que nada vem à mente ele se pergunta: qual a melhor coisa que aconteceu ontem?

"Mapas também são mágicos" (Austin Kleon)


Como você pode concluir, páginas matinais são um recurso que vale a pena considerar a incorporação em sua rotina, especialmente se você deseja ter uma vida mais criativa, ou, quem sabe, se tem o sonho de escrever profissionalmente. Se esse for o caso, procure um caderno dedicado às páginas matinais, uma caneta confortável, e com uma ponta que deslize pelo papel,  que acompanhe o ritmo de suas ideias; se for possível, experimente diferentes materiais, técnicas, então mantendo a consistência, no mínimo você perderá o medo da página em branco. Vale a pena tentar!


Referências

CAMERON, Julia. O caminho do artista. [tradução de Leila Couceiro]. 1. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.
KLEON, Austin. Mourning pages (and variations). (2020). Disponível em: <austinkleon.com/2020/12/07/morning-pages-and-variations/>. Acesso em 7 de fevereiro de 2023.
KING, Stephen. Sobre a Escrita. [tradução de Michel Teixeira]. 1 ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2015.
Tecnologia do Blogger.