Abertas as inscrições para a oficina "Introdução ao pensamento de Octavia E. Butler: A grande dama da ficção científica"

 


Pretaenerd Academy é uma inciativa do Preta, Nerd & Burning Hell para democratizar o conhecimento e, este ano, em parceria com a Intel oferecemos todas as oficinas e e cursos gratuitamente. As oficinas acontecem mensalmente, unindo nosso amor pela cultura pop às reflexões profundas pavimentadas por pesquisas acadêmicas. 

Além disso, inauguramos o Black Nerd English, um método de ensino de inglês focado na perspectiva preta, nerd e que tem como objetivo aprender através de experiências coletivas ligadas ao mundo nerd. É muito comum a evasão de cursos de inglês por diversas razões, mas uma questão central é como a perspectiva tradicional de ensino naturaliza relações desiguais e impositivas de cultura. Em cursos de inglês, geralmente aprendemos a língua a partir de uma perspectiva única e distante da realidade e temas que nos interessam, e para propor uma nova maneira de se apropriar do idioma que nós construímos o Black Nerd English. Sem dúvida, acreditamos no poder da aprendizagem significativa, do modo de ensinar, a conexão com a realidade e com os interesses torna o processo potente.

OFICINA : INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO DE OCTAVIA BUTLER


Em maio, a oficina terá como tema "Introdução ao pensamento de Octavia E. Butler: A grande dama da ficção científica" e será ministrada por Waldson Souza em 28 de maio de 2022 às 14h.

Octavia E. Butler (1947-2006) é, sem dúvida, uma das figuras mais relevantes quando falamos de literatura afrofuturista e de ficção científica. Com quinze romances publicados, além de contos e ensaios, Butler fez história em um cenário dominado por homens brancos. Sua obra é rica em temáticas e perspectivas que nos ajudam a refletir sobre relações sociais, gênero, raça, tecnologia, opressão, desigualdade, esperança e uma série de questões que nos fazem pensar em como lidamos com o presente e em qual futuro queremos construir. Este curso tem como objetivo analisar o pensamento de Butler a partir de suas obras mais importantes,considerando as abordagens temáticas, as estruturas narrativas e os recursos estilísticos utilizados. Bem como trazer dados biográficos e arquivos pessoais da autora para traçar um paralelo entre sua vida e obra. Ler Octavia E. Butler pode ser transformador, pois suas histórias oferecem ferramentas para repensarmos o mundo.

SOBRE O OFICINEIRO

Waldson Souza é escritor e pesquisador, formado em letras e mestre em literatura pela UnB. No mestrado, escreveu dissertação intitulada “Afrofuturismo: o futuro ancestral na literatura brasileira contemporânea”. Já publicou nas revistas Piauí, Quatro Cinco Um, Mafagafo e Afroliterária. É autor de “Oceanïc” (Dame Blanche, 2019) e de “O homem que não transbordava” (Plutão Livros, 2021). Organizou a coletânea afrofuturista “Raízes do amanhã” (Editora Gutenberg e Plutão Livros, 2021).
Para mais informações sobre Pretaenerd Academy:


Tecnologia do Blogger.