Intel e Preta, Nerd & Burning Hell criam projeto que leva ensino gratuito e inglês para debater as dificuldades da democratização do ensino

Makkari, dos Eternos (interpretada por Lauren Ridloff)


São Paulo, 22 de abril de 2022 –  Preta, Nerd & Burning Hell, em parceria com a Intel, criaram uma iniciativa que oferta cursos de inglês, além de oficinas que visam debater a democratização do conhecimento acadêmico, conectando conceitos e bibliografias específicas ao universo nerd, de maneira acessível e didática. Intitulado Pretaenerd Academy, o projeto ocorrerá durante o ano inteiro e é voltado para maiores de 18 anos que enfrentam dificuldades em ingressar e/ou permanecer nas instituições de ensino superior.

A Preta e Nerd Academy disponibiliza oficinas, minicursos e cursos gratuitos com especialistas, tudo de forma online, para potencializar a oportunidade de acesso a conhecimentos teóricos e práticos utilizando conceitos e bibliografias acadêmicas conectando ao universo nerd. O próximo curso acontecerá amanhã (23/04) e será sobre Desaprender o capacitismo a partir da cultura pop. Para se inscrever, basta acessar aqui: bit.ly/anticapacitismo.

“A diversidade é a maior igualdade que possuímos, mas alguns grupos têm muita dificuldade de inclusão e capacitação devido às desigualdades gritantes que assolam o Brasil e o mundo. Para a Intel, incentivar iniciativas como a do Pretaenerd Academy vão de encontro com o que a Intel busca em suas metas de 2030, que é levar inclusão, diversidade e conhecimento democrático para todos” conta Roberta Knijnik, Gerente de Vendas e Marketing da Intel Brasil e líder da América Latina do WIN (Women at Intel Network) - programa de empoderamento feminino e equidade de gênero da Intel.

O projeto já teve sua primeira oficina, “Aprendendo a Aprender: técnicas de estudo e organização para estudantes, e gerou ótimos feedbacks dos participantes que viram na iniciativa uma oportunidade para otimizar seus estudos e se aperfeiçoar para o mercado de trabalho, como conta Waldson Souza, participante da primeira oficina. “A oficina é muito instrutiva. A primeira parte foi importante para pensar na forma que organizo minha rotina. Também teve um ótimo panorama de técnicas e dicas de estudo. Estou animado para tentar as estratégias que achei que combinam mais com o que preciso estudar”, afirma.

Apesar de ser requisito em muitas vagas de emprego, falar inglês no Brasil é uma realidade distante para grande parte da população. Uma pesquisa realizada pela British Council apurou que apenas 5% dos brasileiros falam inglês e somente 1% da população possui fluência na língua. Tendo isso em vista, o projeto também leva o ensino da língua inglesa para os participantes.

A iniciativa utiliza o Black Nerd English, que é um método de ensino de inglês focado na perspectiva preta, nerd e que tem como objetivo aprender de modo comunitário (através de experiências coletivas ligadas ao mundo nerd). As turmas são conduzidas pelo sociólogo com formação no ensino de língua inglesa, André Severino, não é necessário ter formação acadêmica e nenhum requisito é exigido para se inscrever nas oficinas.

O Pretaenerd Academy existe para preencher uma lacuna que sentimos em espaços formais de ensino, onde marcadores sociais e interesses específicos são contrapontos às tradições conservadoras, e assim, tornam nossa experiência desafiadora. Além de unir o universo acadêmico ao nerd, nosso objetivo é mostrar que a universidade é possível, para quem sequer sonhou, assim como acolher quem já ingressou no curso superior ou pós-graduação e se sente desestimulada ou isolada” conta Anne Quiangala, idealizadora do Preta, Nerd & Burning Hell.

As inscrições para as oficinas são abertas abertas na primeira quinzena de cada mês. Os temas para as próximas oficinas são: “Desaprendendo o capacitismo a partir da cultura pop”; “Introdução ao pensamento de Octavia E. Butler: A grande dama da ficção científica” e “Império e Imperialismo em Star Wars”. As oficinas ocorrerão uma vez por mês até o mês de junho.

Para mais informações sobre Pretaenerd Academy:
Tecnologia do Blogger.