Intel e Preta, Nerd & Burning Hell criam projeto que visa democratizar o ensino


Projeto Pretaenerd Academy fornece aulas de inglês, oficinas de estudo e mais atividades com o objetivo de aproximar o conhecimento acadêmico à experiência cotidiana


A Preta, Nerd & Burning Hell, em parceria com a Intel, anuncia o projeto Pretaenerd Academy. Uma iniciativa comprometida com a democratização do conhecimento acadêmico, conectando conceitos e bibliografias específicas ao universo nerd, de maneira acessível e didática.

Serão ofertadas oficinas, minicursos e cursos gratuitos com especialistas, na modalidade remota, para potencializar a oportunidade para que pessoas negras tenham acesso a conhecimentos teóricos e práticos que sirvam como ferramentas para emancipação individual e empoderamento coletivo.

A doutoranda em literatura e idealizadora do Preta, Nerd & Burning Hell, Anne Quiangala, oferta oficinas sobre seu principal tema de estudos (o Horror Negro), organização e escrita. Além de Quiangala, já confirmaram participação no projeto o autor e mestre em literatura afrofuturista Waldson Souza (Afrofuturismo: o futuro ancestral na ficção especulativa) e a mestra em história Tainá Elis (Império e Imperialismo em Star Wars).

Com o apoio da Intel, a Pretaenerd Academy passa a ofertar aulas de inglês, a partir de 2022, usando o método Black Nerd English que é um método de ensino de inglês focado na perspectiva preta, nerd e que tem como objetivo aprender de modo comunitário (através de experiências coletivas ligadas ao mundo nerd). As turmas serão conduzidas pelo sociólogo com formação no ensino de língua inglesa, André Severino.

“A diversidade é a maior igualdade que possuímos, mas alguns grupos têm muita dificuldade de inclusão e capacitação devido às desigualdades gritantes que assolam o Brasil e o mundo. Para a Intel, incentivar iniciativas como a do Pretaenerd Academy são muito vão de encontro com o que a Intel busca em suas metas de 2030, que é levar inclusão, diversidade e conhecimento democrático para todos” salienta, Roberta Knijnik, Gerente de Vendas e Marketing da Intel Brasil e líder da América Latina do WIN (Women at Intel Network), programa de empoderamento feminino e equidade de gênero da Intel.

As inscrições para a primeira oficina do projeto, "Aprendendo a aprender: Técnicas de estudo e organização para estudantes”, ministrada por Anne Quiangala e para as três turmas do Black Nerd English, se iniciam na segunda-feira (14). Não é necessário ter formação acadêmica, e nenhum requisito é exigido para se inscrever nas oficinas e para as três turmas inglês (básico, intermediário e avançado).

O projeto contará também com oficinas cujos temas são: “Desaprendendo o capacitismo a partir da cultura pop”; “Introdução ao pensamento de Octavia E. Butler: A grande dama da ficção científica” e “Império e Imperialismo em Star Wars”. As oficinas ocorrerão uma vez por mês até o mês de junho.

Aula Inaugural
Data: 14/03/2022
Horário: 10h

Inscrições:

Para mais informações sobre Pretaenerd Academy:


Sobre a Intel 

A Intel (Nasdaq: INTC) é líder da indústria e cria tecnologias que mudam o mundo, possibilitando o progresso global e tornando a vida mais rica. Inspirados pela Lei de Moore, trabalhamos continuamente no aprimoramento do design e da fabricação de nossos semicondutores para ajudar os clientes a enfrentarem seus maiores desafios. Ao incorporar inteligência na nuvem, rede, borda e todo tipo de dispositivo de computação, liberamos o potencial dos dados para transformar os negócios e a sociedade para melhor. Para saber mais sobre as inovações da Intel, acesse newsroom.intel.com.br e intel.com.br. 

© Intel Corporation. Intel, o logo da Intel e outras marcas Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias. Outros nomes e marcas são de propriedade de seus respectivos donos.
Tecnologia do Blogger.