Black Lightning – 1x07/1x08 – Equinox: Book of Fate/ The Book of Revalations


Eu não toquei no nome da Anissa na última review, eu poderia ter tido muito sobre o que aconteceu com a personagem naquele episódio, mas como o texto já estava enorme e iriam continuar nesses episódios seguintes, eu preferi tratar tudo aqui.



No episódio anterior eu acho extremamente importante a cena em que Jeff briga com Anissa por ser presa no protesto. E eu quero que as pessoas entendam aqui que não é uma questão do personagem ou mesmo da série dizer que negros não devem protestar, não é isso. Porém temos que reconhecer a realidade em que vivemos. Nos Estados Unidos negros já foram morto por estar andando na rua usando um moletom preto. Então, sim, devemos protestar, mas devemos ser inteligentes quanto a isso.

Uma pessoa branca pode se dar ao direito de andar com uma pistola d’agua ou responder a um policial e muito provavelmente irá sair vivo, um negro só de estar no protesto pode sair morto.

Eu também vi muitos comentários reclamando sobre como o Jeff brigou por Anissa ter usado os poderes para quebrar a estátua de quem quer que aquele cara seja, provavelmente um dono de escravos. E entendam, eu sou a favor de quebrar aquela estatua como qualquer negro, mas o que a Anissa fez foi errado.



Não por ela destruir uma propriedade ou ter realizado um ato de vandalismo, mas por que ela agiu sem pensar e de forma impulsiva e se você olhar com atenção a cena, você notará que a estátua foi destruída enquanto haviam civis e esses essas pessoas receberam o mesmo impacto que quebrou a estátua. Alguém pode ter quebrado um tornozelo ou tido concussões. Quando você tem super poderes como os da Anissa você não pode ser impulsivo e agir na agressividade, por que isso pode levar uma pessoa inocente morrer.
Também vi pessoas reclamando sobre Jeff ter dito que foi um erro atacar o holograma com uma camisa dos confederados. Sim, aquela bandeira é um símbolo do racismo nos Estados Unidos, mas ser racista não é um crime nem lá e nem aqui. E ninguém tem o direito de atacar e agredir outra pessoa só por que não concorda com as ideias dela.

Eu vejo uma pessoa com uma camisa com dizeres “Eu voto Bolsonaro”, essa pessoa tem ideologia que afetam a minha vida, que desrespeitam a minha existência, mas eu não tenho o direito de pegar uma arma e atirar nela, ela ativamente não fez nada contra mim. Um policial nas ruas vê um negro com um moletom com capuz levantado e pensa isso é uma ameaça a minha vida e um rapaz inocente que não fez nada está morto. Anissa é o policial nesse cenário e mesmo que pessoas racistas sejam ruins, se elas não estiverem cometendo um crime ou um ato de violência elas não devem ser atacadas.

O Homem Aranha já deve ter salvo a vida do JJ Jameson e a missão do cara é fazer a população acreditar que o rapaz é um criminoso. Ou você é um herói para todos ou você não é um herói.



Finalmente a verdade sobre Gambi veio à tona. Eu adoraria dizer que o governo usando comunidades negras para testar drogas ou fazer experimentos é algo das páginas de quadrinho, infelizmente não é. Grandes avanços das cirurgias ginecológicas que existem hoje vieram da tortura e esterilização forçada de mulheres negras escravizadas e muitos outros exemplos devem existir. Então imaginar que anos 70 e 80 um departamento do governo criou uma falsa vacina com o intuito de tentar deixar os negros “mais dóceis” não é tão inimaginável ou tão teoria da conspiração quando gostaríamos.

Essas tais vacinas tiveram um efeito colateral inesperado, criaram meta humanos, pessoas como Jeff Pierce que tem super poderes e obviamente o governo norte américa viu aquilo como uma oportunidade de criar armas, mas o projeto não deve ser tão estável assim. Afinal não parece existir tantos Black Lightning por aí.
E é aqui que entra o Gambi, ele era dessa organização, ASA, ele tinha uma função reconhecer os meta humanos e capturar e em algum ponto ele percebeu que aquilo que eles estavam fazendo era errado. E numa tentativa de parar o projeto ele divulgou as informações para que o pai do Jeff fizesse um artigo jornalístico desmascarando o esquema. Como todo bom jornalista, o pai de Jeff foi fundo demais na sua pesquisa e relevou mais do que era seguro.

Descobrimos também que a ASA tem trabalhado na formula das vacinas por 30 anos e com isso chegaram ao Green Light, uma droga altamente viciante que pode dar a alguns indivíduos poderes. As vacinas eram para domar a população negra, o Green Light é puramente para começar a criar armas humanas?
Então as tramas de como pessoas tem poderes estão começando a ser entendidas, no entanto eu ainda sinto que o Gambi não está sendo completamente honesto e que existe mais por traz de tudo isso.
Para completar a bagunça Lala voltou dos mortos e não voltou sozinho. Eu não sei dizer se ele realmente está vendo LaWanda e ela é uma forma corpórea que é parte dele ou se aquilo é alguma bad trip do que o trouxe de volta. E qual o propósito de trazer esse personagem de volta, sério? Lala não é carismático e não parece ser relevante pra nada.

Tecnologia do Blogger.