Ação Nerd Feminista





Nataly Neri em seu vídeo "Ser mulher não é um presente, não me presenteie" vai na raiz do que significa 8 de março: um dia de tristeza, de lembrar das forças que ainda nos impedem, paralisam e sabotam.

Neste vídeo, ela pede para que você, seja qual for sua forma de expressão da mulheridade, questione a si mesma: quem eu sou? Quem eu fui? Quem serei? Claro, levando em conta aquelas forças paralisantes. Além disso, ela questiona:


O que eu posso fazer pela utopia? O que faço pela construção do mundo em que *diferenças* não serão desigualdades?


Neste espírito, como que sintonizadas pelas propostas políticas e éticas do(s) Feminismo(s) Interseccionais, vários portais Nerd feministas convergiram neste mês de março para trazer reflexões sobre o que é ser mulher Nerd, representação de personagens na cultura pop. Isso se intensificou na "semana dá mulher".


Nesta semana da mulher, de 1º a 8 de março, portais nerds feministas se juntaram em uma ação coletiva para discutir temas pertinentes à data e à cultura pop, trazendo análises, resenhas, entrevistas e críticas que tragam novas e instigantes reflexões e visões. São eles: Collant Sem Decote , Delirium Nerd, @IdeiasemRoxo, Momentum Saga, Nó de Oito, Preta, Nerd & Burning Hell, Prosa Livre, Psicologia&CulturaPop, Valkirias, Kaol Porfírio. #wecannerdit #nerdiandade #nerdgirl#feminismonerd #8demarço


A partir desta iniciativa, assim como a maioria das equipes que nos trouxeram até aqui (Caverna do Dragão, Heróis de Aluguel, Força V, Capitão Planeta etc) nós formamos a Liga extraordinária das blogueiras feministas nerds. Os blogues que citei acima começaram uma parceria incrível na ação contra a violência a mulher em outubro de 2016, mas percebemos que essa reunião de forças é a materialização da nossa utopia, que é um trabalho em tanto em prol do diálogo e da conscientização. Por que não formar esse Megazord quando o momento pedir?


Dito isso, a sobre você: o que você pode fazer pela utopia? Em que mundo você deseja viver? E qual o seu poder? Segue o panorama de textos produzidos nesta Ação Nerd Feminista 2017.


Momentum Saga

Preta Nerd e Burning Hell

Delirium Nerd

Nó de Oito

Séries Por Elas

Valkirias

Ideias em Roxo

Collant Sem Decote

Prosa Livre

Psicologia&Cultura Pop

Tecnologia do Blogger.