Hermione negra e todas as formas do racismo


Eu li Harry Potter quando tinha 11 anos e me apaixonei completamente, desde o começo eu tinha duas personagens que eu amava mais que tudo. Angelina Johnson, a capitã do time da Grifinória, e Hermione Granger.

Apesar de J.K. Rowling nunca ter expressado, havia codificação que indicavam que Angelina era uma personagem negra, a mais evidente era o cabelo dela ser descrito como trançado. E em todos os filmes foi interpretada por atrizes negras. Já Hermione, que também não havia indicação de sua raça ou etnia, foi interpretada por uma atriz branca.

Emma Watson fez um trabalho de atuação brilhante e de fato foi a Hermione de uma geração, mas algo sempre me incomodou, bem desde o terceiro filme. Seu cabelo não batia com a descrição dos livros, neles o cabelo dela era extremamente volumoso, assanhado e um dos motivos pros alunos da Sonserina pegarem no seu pé. Isso para mim era algo importante, por que era algo que se assemelhava ao que eu vivia na escola, afinal eu tinha o mesmo cabelo extremamente volumoso e assanhado. Infelizmente Emma não tem esse tipo de cabelo.


Harry Potter teve todos seus filmes exibidos, seus livros escritos e era isso. Um dia o mundo parou e foi anunciado que seria produzido uma peça, The Cursed Child. Todos os fãs estavam celebrando, felizes iriamos ver uma nova história do Harry e o trio que amamos. Eis que saiu o anuncio do elenco e toda paz e alegria veio por terra. A atriz selecionada para fazer Hermione Granger era uma negra.

Alguns fãs ficaram revoltados, outros, como eu, celebraram como nunca e existe uma galera em cima do muro. E muitos fãs demonstraram surpresa ao se deparar com a reação negativa a escalação de Noma Dumezweni, como podem fãs de Harry Potter serem racistas?

O primeiro grupo é racista, não a quem possa negar isso. Sua revolta em ter uma personagem querida que cresceram acompanhando sendo interpretada por uma negra deixa isso explícito. Não existe desculpa, por que a personagem no livro nunca foi descrita como branca, muitas garotas negras, eu inclusa, se identificam com a questão do cabelo que a personagem passa, por tanto faz sentido ela ser lida como uma mulher negra. A raiva é racismo puro e simples.


A galera que ficou surpresa ao se deparar com fãs de Harry Potter racistas, infelizmente também apresenta um racismo, velado, não tão agressivo, mas ainda racismo. Deixe-me explicar. Harry Potter é um dos livros mais lidos no mundo, pressupor que um fã de uma franquia tão grandiosa não tenha preconceito como racismo é o mesmo que pressupor que racismo não existe nos dias de hoje. A Beyonce, que é uma cantora negra, tem fãs racistas, então imagine um livro inglês.

Aqueles que ficaram surpresos com o racismo foram pessoas que nunca tiveram que lidar com racismo antes na vida. Eu já havia muito antes do anuncio da peça comentado sobre como era possível ler a Hermione como negra, como a Lila Brown era negra e ouvi como resposta comentários de "Você também tenta colocar negros em tudo". Sim, eu tento, por que nós negros existimos, mesmo que muitos queiram nos ignorar. Então o racismo por parte de fãs de Harry Potter não é uma surpresa.

As pessoas vão usar as desculpas mais estapafúrdias, como "não é racismo é uma questão de opinião" ou "é só um estranhamento, só por que ela é muito diferente do que estamos acostumados". E a diferença é justamente o fato dela ser negra, ou seja, a raça de quem interpreta a Hermione está causando estranhamento, quer essas pessoas queiram assumir ou não. E isso é sim racismo.


A quem tente usar os livros para justificar a personagem não ser lida como negra. Uma das favoritas é a passagem em que está escrito Hermione "ficou branca". A própria J.K. respondeu recentemente esse argumento dizendo "Eu tive um bando de racistas me dizendo que porque (nos livros) Hermione ‘ficou branca’ – quer dizer, perdeu cor no seu rosto após um susto – que ela tem que ser uma mulher branca, o que eu tenho uma enorme dificuldade para entender.

Mas eu decidi não me alterar muito por causa disso e continuar firmemente declarando que Hermione pode ser uma mulher negra com minha absoluta bênção e entusiasmo.". Também tem quem afirme que no quarto livro Hermione foi descrita tendo um bronzeado devido ao seu verão na França e ter sardas ela não poderia ser negra. Por coincidência, esses dias a cantora Alicia Keys, que é negra, diz parar de usar maquiagem e assim mostrou como uma negra pode ter sardas e ficar bronzeada.

Infelizmente na literatura existe um branco até que se prove o contrario. Até que o autor descreva o personagem dizendo que ele é negro, asiático, indígena ou qualquer etnia não branca, o personagem vai ser lido como branco. Ainda não entrou no imaginário mundial a diversidade de traços que existem dentro da comunidade negra. Existem negros que nascem com cabelo liso, negros que nascem loiros ou ruivos, negros que tem sardas e olhos claros e peles que pegam bronzeado. Ser negro não é algo que apresenta um único conjunto de características e tudo que foge disso é branco.

Harry Potter poderia ser recriado inteiramente com atores negros, pois os livros permitem essa interpretação. A autora em pouquíssimos casos descreveu o tom de pele ou a etnia a qual os personagens pertencem e se você leu imaginando os personagens brancos é devido a uma estrutura de racismo institucional presenta na nossa sociedade.

Tecnologia do Blogger.