5 COISAS MAIS DITAS PARA PESSOAS NEGRAS

Que nosso cotidiano nerd de mulher negra é descentrado (isso é, fora do eixo/padrão) o mundo não nos deixa esquecer um dia. E essa experiência é absurdamente comum na antigas colônias a tal ponto que não se pode ignorar que somos ainda Pós-Colônias. Não outra coisa. Não ainda. Apesar de sermos marcadas pela malha cotidiana do racismo em todos os continentes, é através de situações bem específicas que o racismo "à brasileira" se dá, aquele que não se aceita racista, que acredita que a democracia racial é verdadeira, que Casagrande e Senzala se equiparam, "mas".

... se a gente não rir, não (sobre)vive. Não existe um dia sequer que não perguntam o porque de deixar o cabelo PROPOSITALMENTE pra cima (hann...chama black power. O cabelo É ASSIM).

É através dessa experiência comum, que a Lorena Monique teve a sacada de gravar o vídeo " 5 COISAS MAIS DITAS ÀS PESSOAS NEGRAS". Através de ironia, ela descreve as situações rotineiras de comentários e duvidas de pessoas brancas para pessoas negras. As frases fazem a gente se identificar na hora, é bem isso e, o melhor: o racismo tá ali tão naturalizado que o exagero do humor torna didático (para brancos racistas) e recreativo para negras e negros que se identificam: é possível sentir a sensação de comunidade nesse vídeo.

É importante ressaltar a qualidade do vídeo. Uma boa apropriação dos meios para trazer a tona o que é de nosso interesse, mas é inviabilizado pelo Mainstream (hegemônica). Uma proposta de mídia negra pescando sua audiência negra. Iniciativa louvável, irmã.

O roteiro é bem sagaz, pois cavucou a fundo as 5 violências "subterrâneas" e trouxe a tona de forma leve, empoderada. A edição, ficou incrivelmente dinâmica, sagaz, bonita. Falar em bonita, se liguem nas dicas de visual nerd que o vídeo traz naquelas mudanças todas. Curti demais! Quero mais vídeos como esse! E você? Que tal uma temporada?


Siga a Lorena no Instagram: @NEGGATA e no Twitter @Neggata
Comenta no vídeo que você quer uma temporada inteira: #continuelorena

Preta, Nerd & Burning Hell.
Tecnologia do Blogger.