Marvel | Quem é... America Chavez? #InfinityComic

A capa da edição mostra a versão mais cartunesca de America Chavez, aproximando a adolescente de um público mais amplo (Detalhe da capa)

"Regra número um da viagem ao multiverso: você não sabe de nada."
(America Chavez em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura)

por Anne Quiangala

America Chavez é uma jovem super-heroína do Multiverso criada pelo escritor Joe Casey e pelo desenhista Nick Dragotta, que apareceu pela primeira vez em 2011 na minissérie Vengeance #1 (publicada, no Brasil, em volume único sob o título de Vingança). O que torna essa história interessante é a introdução da figura de Chavez, já que a narrativa é mirabolante, fragmentada e pouco significativa, portanto, se você quer conhecer a America, Who is… America Chavez (escrita por Alex Segura, ilustrada por Carlos Gomez, 2022) se torna um ponto de partida melhor!

A história de Who is... America Chavez Infinity Comic (2022) é construída na estrutura criada pela Marvel, em 2012, chamada de Infinity Comic (quadrinhos digitais feitos para serem lidos verticalmente, e exclusivamente para a plataforma de quadrinhos sob demanda Marvel Unlimited - em inglês), e nela, acompanhamos America numa batalha do presente, entrecortada por flashbacks que apresentam a sua história, desde a infância na dimensão paralela, o sacrifício de suas mães super-cientistas, Amalia e Elena, para salvar o Multiverso, a adoção pela família Santana, bem como as suas fugas até conhecer e dominar seus superpoderes.

O flashback toma emprestado os quadrinhos em que a história aconteceu, criando uma camada de significado que revela as diferentes aparências, trajes, estilos narrativos que deram vida à personagem desde a sua criação. Esse recurso transforma uma narrativa panorâmica, que tem um objetivo claro de introduzir America a novos leitores e fanáticos pelo MCU para se inteirarem como preparação para assistirem Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, em algo mais... interessante. A luta presente, no final das contas, é um elemento que confere movimento, dinamismo à narrativa curta, com poucos balões, quadros e uma trilha de elementos simples (como as estrelas lançadas por Chavez) que usam a extensão lateral para conduzir a leitura vertical com rapidez.


A condução do olhar ao longo da tela torna a leitura dos Infinity Comics dinâmica. A história é contada rapidamente e com vocabulário acessível, portanto, é uma ótima forma de estudar inglês desde o básico.
Fonte: Who is... America Chavez (2022) #1

Então ela entrou na Brigada Jovem (Vengeance #1), passou pelos Jovens Vingadores, A-Force, Ultimates e Vingadores da Costa Oeste. Um ponto comum a todas essas fases lembradas é o sentimento de solidão que a heroína sente. Todas essas fases aparecem em Who is… America Chavez com quadros das histórias originais, nos dando um panorama dos traços que já deram vida à personagem, conectando as peças do “eu” que busca se definir, enquanto luta e e se conecta com aquelas partes. À medida que deslizamos as páginas verticalmente, uma ligação entre elas é criada pela sequência de estrelas, ou mesmo pela sequência de ações, dando um ritmo mais dinâmico, sobretudo para as lutas.


PROCURANDO A IDENTIDADE

Desde a sua criação, a aparência de America varia entre um conceito sexualizado do traje tomara-que-caia, calça saint-tropez e bota de salto alto, visto em Vingança, até a camiseta, casaco de capuz, short e bota sem salto, em Jovens Vingadores Vol .2. As invariáveis cores do traje heroína são vermelho, azul e branco com uma estrela grande ou várias pequenas de cor branca, remetendo tanto à bandeira dos E.U.A, quanto à de Cuba. Assim como a identidade ambivalente de América questiona o imperialismo dos E.U.A de se auto intitularem "A América", apagando o continente inteiro, o fato de mesclar na fala inglês e espanhol, traz à tona a disputa de narrativas e a própria ambiguidade de sua identidade híbrida: estrangeira (geralmente seu portal interdimensional é uma grande estrela) e estadunidense (os ataques são estrelas pequenas) (QUIANGALA, 2017)

Além disso, seu sobrenome faz referência ao ex-presidente da Venezuela, Hugo Chavez, cuja política anti-imperialista e anticapitalista desafiou tanto os E.U.A quanto o militarismo israelense. America Chavez, MAC ou Miss América, deu um ar Pós-Moderno aos conflitos e paradoxos ideológicos, à medida que aponta para uma solução futura diferente de tudo o que se conhece. Enquanto a visão de mundo de quem está presa a uma realidade é limitada, a mudança constante de referencial e – consequentemente – de perspectiva, faz de America Chavez a única que não tem existências simultâneas, bem como uma efetiva agente de mudanças. Também:

O carisma e a assertividade fazem de America Chavez uma personagem capaz de representar a experiência da segunda maior parcela étnico-racial dos Estados Unidos, sem apagar a interseccionalidade como outrora. Além disso, a ironia da adolescente ser uma bandeira ambulante, uma heroína fora de todos os armários, faz dela um dispositivo discursivo duma mudança de mentalidade (e reposicionamento de mercado) histórico. Assim, continuando o seu rápido escalonamento no multiverso Marvel, ela recebeu um título próprio, escrito pela romancista latina e queer Gabby Rivera e ilustrado por Joe Quinoces, lançado em março de 2017  (QUIANGALA, 2017, p. 256)

Embora esse título próprio de Chavez tenha sido cancelado precocemente, a personagem é uma chave importante no universo Marvel, tanto pelo seu poder de quebrar as paredes e se deslocar pelo Multiverso, como pelo modo como se conecta com uma parcela de leitoras. O fato de ser uma personagem nova — além de jovem — , latina e abertamente lésbica faz com que aspectos de sua missão, identidade e personalidade sejam integrados e visíveis. Deste modo, além desta chica nos divertir com seu senso de humor específico e comentários sarcásticos em "espanglês" (pra nós, portunhol), também sinaliza que o mundo dos super-heróis, geralmente tão codificado como o lugar da hegemonia, pode ser habitado por pessoas que pertencem a minorias sociais e/ou políticas sem que isso resuma a trajetória ou a subjetividade.

Em suma, se você tem interesse em conhecer a trajetória de America Chavez nos quadrinhos, o Infinity Comic é um formato adequado para ter noção dos acontecimentos, mudanças no conceito da personagem, especialmente porque condensa tudo numa narrativa curta e dinâmica. Vale lembrar que na plataforma Marvel Unlimited, há diversas edições de histórias exclusivas para o meio digital que tanto podem ser de introdução à personagens e equipes, como histórias avulsas, que servem para darmos atenção a um personagem ou mesmo um romance. Esta é uma entrada satisfatória para o universo dos quadrinhos da Marvel, mas não se restringe a isso. Quem tem um bom repertório, pode se divertir com as histórias no formato infinito sem qualquer sombra de dúvida.


Ficha Técnica

Título: Who Is... America Chavez Infinity Comic (2022) #1

Roteiro: Alex Segura

Arte: Carlos Gomez

Cores: Bryan Valenza

Letras: Clayton Cowles

Publicação: Marvel Comics

Lançamento: 20 de abril de 2022



REFERÊNCIAS

QUIANGALA, Anne Caroline. A fantasia deles sobre nós: a representação das heroínas negras nos quadrinhos mainstream da Marvel. 2017. 313 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura) —Universidade de Brasília, Brasília, 2017.

SAGURA, Alex; GOMEZ, Carlos. VALENZA, Bryan; COWLES, Clayton. Who is... America Chavez Infinity Comic (2022) #1. Nova Iorque: Marvel. Marvel Unlimited.

Tecnologia do Blogger.