Crush da semana: Milton Gonçalves




Por Débora Machado
O ator Milton Gonçalves é um dos expoentes da TV, teatro e cinema brasileiro. Nascido em 1933, na cidade de Monte Santo de Minas (MG), Milton se encantou pelo universo da dramaturgia após assistir a uma peça em São Paulo, decidindo, assim, a entrar em um grupo de teatro e seguir a carreira de ator.

Participou de incontáveis produções na TV, cinema e teatro, sendo um dos poucos atores a permanecer até hoje na TV Globo desde a sua inauguração em 1965. Gonçalves foi também o primeiro brasileiro a apresentar uma categoria na cerimônia de premiação do Emmy Internacional em 2006.
Além de atuar, Milton é ainda diretor e também escreveu quatro peças de teatro (uma delas montada pelo Teatro Experimental do Negro e dirigida por Dalmo Ferreira).
Militante do movimento negro, chegou a tentar a carreira política nos anos 90, ao candidatar-se a governador do Estado do Rio de Janeiro, em 1994.
No final do ano passado, Milton foi o primeiro ator negro a ser homenageado pelo Troféu Mario Lago. Na 18° edição do prêmio que condecora artistas pelo conjunto da obra, Milton emocionou o público com sua trajetória que até hoje inspira a nova geração de artistas negros.

Nenhum comentário

Antes de comentar, leia nossa política de comentários!

Tecnologia do Blogger.