"A vida marinha com Steve Zissou" (Diego Esteves)

Convite para o lançamento de "A vida marinha" quadrinhizada por Diego Esteves (2017)
por Anne Caroline Quiangala

  • A vida marinha com Steve Zissou
  • Autor: Diego Esteves
  • Editora: Ugra Press
  • Formato: A5 (dobradura)/ A2 (poster)
  • Novembro de 2017
  • Facebook: O Incrível Tédio Cotidiano

Primeiras impressões

Há cinco anos atrás eu resolvi publicar a minha primeira zine - Em busca de habitação - e, deste então, esse formato de publicação tem feito cada vez mais parte das minhas experiências como leitora. Isso significa que a loja da Ugra Press entrou na minha rota de passeios quando visito São Paulo, de modo que torna possível equilibrar o mainstream (tudo aquilo que "todo mundo" tem acesso e conhece porque circula muito) e o alternativo (que normalmente depende duma distribuição autônoma, fora de livrarias, digamos).

Na primeira visita à loja eu me deparei com a capa d' A vida marinha com Steve Zissou e senti uma forte identificação com o traço (lembra Julia Gröfer e Diego Sanches), a disposição dos elementos na página e o tema "vida marinha". Sendo assim, comprei sem visualizar o interior da zine, e me preparei para me surpreender.


Capa: A zine tem um formato de poster A2 quando desdobrado e de A5 (0.5 x 14.8 x 21 cm) o que oferece diversas formas de guardar.

O autor

Diego Esteves é um artista interessado em fixar o olhar no comum, representar o "tédio cotidiano" de um modo que nos convida a refletir sobre o lugar do comum nas nossas vidas, o sentido do extraordinário e vários outros aspectos. Em suas sketches encontramos diferentes pessoas e situações inusitadas, bem como inúmeras referências. "A vida marinha", não é diferente.




Workstation do artista!


A vida Marinha, segundo o quadrinhista é:


"É um zine/poster baseado na cena inicial do filme A Vida Marinha, de Wes Anderson e conta a aventura vivida pelo time Zissou com o misterioso tubarão jaguar.
(Diego Esteves via O Incrível Tédio Cotidiano)

por esta razão, (se, assim como eu, você nunca ouviu falar deste filme) é interessante observar trailer e a sinopse. Na zine, Esteves apresenta o filme e, sobretudo as personagens, e de cara já podemos observar que Steve Zissou é uma espécie de líder (espécie porque o sujeito é pitoresco) duma equipe "multicultural e multiétnica" que parece pouco coesa. É exatamente a interação entre essas pessoas que dá o tom de humor à zine, mas a brevidade desta Parte 1, somada à ignorância em relação ao filme não nos dá muita pista do que segue.


Fonte: Loja online 


Em suma...!


O fato de o engajamento na aventura não requerer nada exatamente de quem lê, faz da leitura um mergulho num desconhecido estético (porque o traço e a quadrinhização são belos) e temático. A falta de resolução - por se tratar da Parte 1 - é uma bênção pra quem adora pensar em possibilidades. Se você é cinéfila e já viu esse filme, me conta mais sobre a sua experiência de ler essa zine!  
Tecnologia do Blogger.