Minha experiência com o Ubook*

Mapa mental concebido pelo youtuber Doug Neil


*O Ubook é um aplicativo de audiolivros com um catálogo de mais de 100 mil obras, revistas, podcast e cursos sobre as diversas áreas do conhecimento e em mais de 7 idiomas.


MUDANÇA DE HÁBITO



Para quem lê devagar, ou foge de ler os clássicos "porque a vida é curta", e, principalmente, nós - jovens adultas com pouco tempo para leitura - este aplicativo pode ser uma alavanca e tanto. Afinal, ter um livro para ouvir otimiza o tempo de espera no trânsito e mesmo aquela caminhada de um canto a outro na faculdade, e também torna atividades mecânicas menos terríveis. Imagina só poder jogar fora aquele hábito de reclamar mentalmente da louça suja, do acúmulo de obrigações ou da mudança do tempo e preencher com uma atividade interessante?

DESAFIO


Confesso que os primeiros dias me exigiram uma análise da minha capacidade de concentração. Explico: é evidente que uma vida inteira condicionada à concentração em leitura e horas de estudo tradicional à fio nos capacita para provas, mas não é um treino à audição em si, e para além de uma imersão no ambiente ou a uma trilha sonora. Não me entenda mal, adoro música, mas se concentrar ao não-imagético? 

Estou sendo otimista no que diz respeito à relação estudo X audição, porque lembro bem de usar protetor auricular para estudar na biblioteca da universidade e até mesmo em casa. Entretanto, para quem está iniciando neste desafio de incorporar audiobooks ao cotidiano, o Ubook é uma ferramenta estratégica porque, além do áudio de ótima qualidade, o fato de poder ajustar a velocidade de leitura, voltar ou adiantar trinta segundos até compensa aquela dispersão ou aquela palavra pouco familiar.

Evidentemente, o Ubook incorporado ao estilo de vida não substitui o objeto livro, aliás, nada substitui, nem e-reeder nem qualquer outro. Na verdade, por funcionar perfeitamente no meu celular simples e até no navegador do videogame (sem falar nos outros dispositivos) numa sincronia fantástica, otimiza a forma de usar o tempo e ainda exercita a concentração de um sentido usualmente ignorado. A velocidade ajustável realmente tem me ajudado a ler livros melhor, porque processo mais rápido as informações. Não é superpoder, claro, mas puro e indolor exercício.


OS CLÁSSICOS


Acima de tudo, os audiolivros são de grande valia a mim como professora de literatura, uma vez que reler os clássicos é imprescindível para, cada vez mais, ampliar a compreensão e o diálogo com o aqui/agora. E isso me faz pensar numa alternativa também para estudantes, cada vez mais desprovidos de tempo para a leitura como exercício do prazer, da diversão e do autoconhecimento. E você, qual a sua experiência com os livros para ouvir?






Teste por 15 dias grátis pelo link Preta, Nerd & Burning Hell


Nenhum comentário

Antes de comentar, leia nossa política de comentários!

Tecnologia do Blogger.