Black Lightning: Dos Quadrinhos para a Televisão


Black Lightning ou Raio Negro, como o herói é conhecido no Brasil, é um personagem da era de bronze dos quadrinhos, criado por Tony Isabella e Trevor Von Eden. O personagem marca a história da DC por ser o primeiro herói negro a ter um título próprio na editora em 1977.


Por Camila Cerdeira


Jeff Pierce, alter ego de Raio Negro, é um jovem que cresceu numa comunidade carente, o Beco do Suicídio, e que teve seu pai erroneamente assassinado pela máfia local. Enquanto crescia focava sua atenção nos estudos e no atletismo. Aos 18 anos conseguiu chegar as Olimpíadas ganhando então destaque na mídia, isso permitiu que se afastasse do bairro onde foi criado, durante esse período se casou com Lynn Stwart.

Com a morte de sua mãe, Pierce é forçado a retornar à antiga vizinhança, percebe que nos anos longe nada mudou e decide tentar fazer algo: se candidata a uma vaga na sua antiga escola. Durante a visita ao prédio, Jeff intercepta e impede uma negociação de drogas que acontecia nos corredores. Tobias Whale, líder da gangue The 100, então decide mandar uma mensagem para Jeff e surrar o garoto que foi pego, a surra acaba indo longe demais e o jovem termina morto e com o corpo exposto na escola para que Pierce pudesse ver o que acontece com quem se mete com The 100.




Com o auxílio de Paul Gambi, que estava no ramo de criar armas e uniformes para super vilões em Central City, ele e o irmão conseguem um cinto com um dispositivo que dava a quem o usasse poderes elétricos ao seu uniforme. Ele então cria um uniforme azul com raios e nascia aí Raio Negro, que começa a aterrorizar os criminosos do Beco do Suicídio.

Whale contrata diversos mercenários para acabar com o novo herói. Merlim, o arqueiro, Cyclotronico e Syonide. Apenas o último consegue obter sucesso em capturar Raio Negro.

Com Peter Gambi e Raio Negro sequestrados, Syonide quebra o dispositivo que dá poderes ao personagem o deixando indefeso quando Tobias Whale e toda a gangue The 100 chega. Raio Negro aproveita que Syonide se recusa a matá-lo e consegue fugir com Pete, entretanto durante a fuga Pete é baleado ao tentar proteger o herói. Neste momento o corpo de Raio Negro começa a crepitar de eletricidade, mesmo sem o dispositivo em seu cinto. O organismo absorveu os poderes e o gene metahumano de Jeff é ativado nesse momento permitindo que ele consiga derrotar toda a gangue The 100.




Esta é a história de origem do personagem do Raio Negro, porém não é nem remotamente o que veremos a série Black Lightning abordar. A série da CW, que terá transmissão mundial pela Netflix a partir do dia 23 de janeiro, vai tratar de um Black Lightning depois de ter se aposentado da função de vigilante.

Ainda respeitando sua origem, o herói vai ter sim vivido em uma comunidade carente onde existe uma alta taxa de criminalidade e por causa disso, decidido se tornar o super-herói. No entanto, Jeff Pierce era também um homem de família e sua esposa dá um ultimato, pois tendo agora duas filhas ela não consegue lidar com a constante dúvida se seu marido irá ou não retornar vivo quando sai à noite.

Iremos começar a série com Pierce tendo aposentado seu manto de herói e assumindo a posição de diretor na escola que estudou quando adolescente e onde sua filha mais velha, Anissa, ensina e sua filha mais nova, Jeniffer, estuda.




Black Lightning é uma série criada pelo casal Mara Brock Akil e Salim Akil, que tem a responsabilidade de trazer à vida a primeira série DC com um protagonista negro. Ao contrário da maioria das produções da DC em parceria com a CW, a princípio, a série não irá fazer parte do Arrowverso ou universo compartilhado por Arrow, The Flash, Supergirl e Legends of Tomorrow. Mara Brock afirmou que eles queriam primeiro estabelecer ao seu próprio jeito o universo desse personagem, mas que quando isso acontecer não descarta a possibilidade de um futuro crossover. Vale lembrar que tanto Cisco quanto Barry Allen têm a capacidade de viajar entre Terras, o que permite os crossovers com Supergirl, que também não está situada na mesma terra que os demais shows.

Outro ponto que diverge do que estamos acostumados em produções de super gente é que a série vai mesclar o drama familiar com a dinâmica de super-heróis. Antes de qualquer justiceiro ou vigilante, Jeff Pierce é um homem querendo proteger sua família e em contrapartida suas duas filhas tentam achar sua voz, lugar e função no mundo.




Nos quadrinhos, ambas filhas têm poderes, pelo que podemos ver do material promocional, está garantido que pelo menos Anissa, a filha mais velha, irá seguir a storyline das HQs. A personagem assume o nome de Thunder e atualmente é parte do grupo Renegados, liderado pelo Arsenal, é neste grupo que ela conhece Grace Choi, sua atual namorada. Já foram liberadas tanto fotos de Nafessa Williams com a veste oficial da Thunder como a atriz que dará vida a Grace.

Black Lightning vem com uma pegada bem diferente do que se espera de uma série de super-heróis. Nada de história de origens, mas um herói já experiente e aposentado e com um foco familiar. Mas considerando todo material liberado até o momento parece que a série não apenas trará um frescor às produções do estilo como terá respeito com o material original.

Como está a expectativa de vocês para esta estreia? Nós, da Preta Nerd & Burning Hell, estamos contando os dias e vale ressaltar que teremos resenhas semanais dos episódios aqui no site, então não deixe de seguir nossas redes sociais para não perder nenhum texto.

Tecnologia do Blogger.