Lançamento| Laika, de Nick Abadzis

  • Nick Abadzis
  • Barricada (Boitempo)
  • 2017

Quando criança, eu era bastante interessada nas aulas de ciências e lembro perfeitamente do meu espanto em relação ao que a professora disse: antes de Yuri Gagarin uma cadela chamada Laika foi mandada ao espaço... Pra morrer? Eu me perguntei: mas por que? Essa informação me marcou muito, eu queria entender o porquê disso, mas parecia uma pergunta errada pra fazer em aula. Não havia tanta informação no livro didático, então fiquei por anos justificando que era simples e pura crueldade humana. Eu nem era exatamente vegetariana àquela época, mas, agora, Laika, de Nick Abadzis, é uma obra que me interessa particularmente, porque estou inserindo o conceito de "animalização" ao meu campo de análise feminista negro.

Agora no segundo semestre [2017], a Boitempo, pelo selo Barricada, lançará o título Laika, de Nick Abadzis, quadrinho vencedor do prêmio Eisner 2008. O título já está inclusive em pré-venda! O quadrinho aborda, com uma narrativa inesquecível, a história da cadela Laika que foi lançado no espaço pela União Soviética em 4 de outubro de 1957. Release via Boitempo

O quadrinhista fez uma pesquisa desde as obras da Biblioteca Britânica à casa de Korolióv em Moscou e se apropriu de fatos revelados desde a dissolução da União Soviética; a partir disso, criou uma narrativa ficcional ancorada nos fatos históricos da Guerra Fria.



A crítica (Kirkus Reviews, Publishers Weekly e School Library Journal) classificou a obra como marcante e profundamente envolvente, trazendo a cadela Laika para o protagonismo histórico de um dos mais importantes eventos da corrida espacial: ela foi o primeiro ser-vivo da Terra a ser trasportada para o espaço em 1957!

Não vejo a hora de ter essa obra - traduzida para 12 idiomas - em minhas mãos e, finalmente, preencher o vazio de toda aquela ausência narrativa com a qual tive que viver todo este tempo.


Nick Abadzis

Tecnologia do Blogger.