Anissa e a Namorada Descartável.


Black Lightning não é uma série que agradou gregos e troianos e tudo bem. Nenhuma série tem obrigação de agradar a todo mundo e nenhum negro tem obrigação de gostar de tudo que tem protagonismo negro, estamos finalmente caminhando para um ponto da mídia onde uma produção com protagonismo negro não ser a oitava maravilha não significa que não teremos mais protagonismo negro por outros 20 anos.

Por Camila Cerdeira

Eu sou parte do grupo que gosta muito de Black Lightning, até por que eu gosto bastante de todas as séries da DC na CW, esse é meu gosto de séries e sai muito satisfeita da primeira temporada, o que você pode conferir minha opinião nas reviews aqui. Entretanto um ponto pequeno até para o contexto da série me incomodou muito.

Anissa no segundo episódio parece com uma namorada negra. Elas têm uma cena não sexualizada, mas que mostra que elas têm um relacionamento de um ano, que Anissa é uma mulher lésbica assumida. E na cena também fica indícios que há conflitos no casal. Eu acreditei que a série iria abordar esses conflitos ao longo da temporada culminando nas duas terminando seu relacionamento dando assim espaço para que Grace Choi, a namorada de Anissa dos Quadrinhos, entrasse em cena.



Não foi o que aconteceu, simplesmente um dia Anissa conheceu Grace, elas saíram para dançar, a namorada apareceu elas tiveram uma briga no bar e fim de relacionamento. Em episódios mais na frente a Lynn, mãe de Anissa, comenta que ela sabia que a filha nunca tinha realmente amando aquela namorada. O que ficou subentendido é que aquela namorada era um estepe, Anissa estava com ela por comodismo.

E isso é muito problemático, por que bate de frente com alguns pontos da solidão da mulher negra. Comumente se aborda essas questões que envolvam apenas homens e mulheres e como os homens preterem mulheres negras. Somos sempre postas na posição da amante, da transa casual, do estepe para que o homem não fique sozinho, mas quando ele quiser construir uma relação romântica mesmo ele vai procurar mulheres não negras. E isso é uma construção social, faz parte do racismo institucional e afeta também o pensamento da comunidade LGBT.



Como mulher bissexual eu sofro constantemente esse preterimento vindo de outras mulheres tanto negras quanto não negras. Eu não sou aquela pessoa que vai chegar e falar que negros só devem se relacionar com negros, eu acredito que devemos nos relacionar com quem amamos e sentimos tração tanto sexual quanto romântica. Agora é curioso como algumas mulheres negras tenham interesse em outras mulheres negras.
Eu não acho errado a Anissa, que é uma personagem militante do movimento negro dentro da série, terminar um namoro com uma mulher negra e provavelmente engatar um relacionamento com a Grace Choi, uma mulher asiática, na próxima temporada. Eu acho errado a forma como os roteiristas simplesmente decidiram tratar a namorada como algo insignificante.

Eu até agora não sei o nome da personagem e vi a temporada praticamente três vezes para escrever os textos. Você pode escrever casais negros terminando separados, desde que você faça com responsabilidade, desde que você mostre que a relação terminou por problemas da relação e não por que um dos personagens negros só não estava sendo digno do afeto e do amor do outro personagem.

Tecnologia do Blogger.