Pantera Negra - Quem é Ryan Coogler?



Por Naira Évine


Início de fevereiro e a nossa ansiedade não está (apenas) pelo carnaval, mas tem nome: Pantera Negra. Faltam poucos dias e nas minhas rodinhas de amizade é o que se fala. Portanto aqui nesse espaço preto e nerd, vocês não esperam menos, não é mesmo? Hoje quero falar um pouco de uma peça importante dessa produção: Ryan Coogler, o que esperar dele?

Imagem relacionada

Eu já havia assistido Creed: Nascido para lutar (2015) e Fruitvale Station: A última parada (2013), mas a minha curiosidade me levou a assistir Locks (2009), um curta de seis minutos que ele escreveu e dirigiu ainda durante sua graduação na California State University. Coogler não teve qualquer temporada dentro da universidade, lá dentro ele dirigiu quatro curtas e desses, três receberam prêmios. Locks (2009), ganhou o Prêmio Dana e Albert Broccoli para Filmmaking Excellence; Fig (2011), foi nomeado para um curta-metragem independente excepcional pelos Black Reel Awards; The Sculptor (2011) e Gap (2011), ganharam o Jack Nicholson Award for Achievement in Directing.

Em 2013 ele teve a oportunidade de dirigir o seu primeiro longa-metragem, produzido pelo premiado Forest Whitaker, o filme Fruitvale Station que conta a história do jovem Oscar Grant (Michael B. Jordan), morto pela polícia em 2009 em Oakland . Essa obra lhe rendeu diversos prêmios, além de ter arrecadado 17 milhões de dólares pelo mundo.

Em 2015 ele dirigiu seu segundo longa-metragem, Creed: Nascido para lutar. Esse é um spin-off da série de filmes Rocky. Creed traz nostalgia, sensibilidade e coragem de diversas maneiras. Quem de nós não assistiu na infância os clássicos Rocky, não é mesmo? Quando nos deparamos com um Rocky mais velho, doente e mesmo assim disposto a ensinar boxe ao jovem Adonis Jhonson (Michael B. Jordan again). 

Mais um filme super bem premiado, elogiado e que rendeu milhões de dólares. 

Resultado de imagem para Ryan Coogler director 


Agora vai estrear o seu terceiro longa e talvez o mais esperado: Pantera Negra (2018). Adivinha quem também atuará? Sim, Michael B. Jordan. Acho que é, de fato, uma amizade e parceria de longa data. Coogler assinou com a UCM (Universo cinematográfico marvel) em 2016, em 2017 começaram as gravações e agora é contar mais alguns dias para ver essa movimentação preta dentro das salas de cinema. O filme contará com atores e atrizes brilhantes e reconhecidxs, como Lupita Nyong'o, Danai Gurira, Martin Freeman, Daniel Kaluuya, Letitia Wright, Winston Duke, Angela Bassett, Forest Whitaker, Andy Serkis e... Michael B. Jordan, claro! 

Imagem relacionada

Inclusive ele não para. Já está com planos de uma nova produção Wrong Answer e adivinhe quem já está na equipe?

Bom, esse é só mais um cineasta negro que faz cinema negro.






Tecnologia do Blogger.