NERDCORE: na trilha Preta & Nerd de SAMMUS

Sammus em "Games e Cartoons"


Quando a Gabriela me passou o link de 1080p. da Sammus eu fiquei abismada, e não consegui parar de ouvir. Foi tipo ler Moongirl, sabe? Você simplesmente sente o poder da representação. Sammus (Enongo Lumumba-Kasongo) é uma rapper novaiorquina, produtora musical e professora, além de cursar pós-doutorado no departamento de ciência e tecnologia da Cornell University. Filha de professores universitários, Enongo cresceu num ambiente em que sua criatividade foi estimulada, além de ter experienciado tribos urbanas diversas até encontrar seu caminho no Nerdcore. Não sabe o que é?


Nerdcore é um subgênero do hip-hop caracterizado por temas que são considerados de interesse dos nerds, embora ele possa tratar de outros temas também. MC Frontalot se auto-proclama um músico do nerdcore, tendo ele sido o criador do termo em 2000 com a música "Nerdcore Hip-hop". (Wikipedia)

Pra mim, os pontos de referência nas canções dela são, por um lado, os interesses nerds como netflix, cartoons e games, por outro a descrição da experiência na universidade. 1080p. é uma canção sobre as pressões do cotidiano, racismo, "não pertencer" e o sofrimento mental que  demanda terapia. Outro aspecto encantador é o modo como ela se apropria dos beats, do rock, do SNES e mescla à sua experiência pessoal como o ensino, escola e universidade revelando o tom esmagador dessas experiências combinadas. É claro que o nerdcore como um subgênero do hip-hop demanda a manipulação de discursos sonoros, narrativas de toda sorte e plasticidade, mas há artistas que conseguem criar uma assinatura. Também vale pontuar que os álbuns e EPs são conceituais e atualizam a experiência predominantemente masculina nos universos geek e hip-hop, que são aspectos do hall burning hell.

Os clipes são um expressivos, tanto quando a própria voz de Sammus é performada, quanto sua atuação dá vida a narrativas cômicas sobre tédio, preferir jogar videogame em casa e ler e outras esquisitices que compartilhamos neste blog.


  • Confira o site oficial dela aqui.
  • Abaixo as faixas de destaque no Spotfy.
















Obrigada à Gabi Costa!
Tecnologia do Blogger.