ENTREVISTA| Tiffany Ford, Ben Levin e Matt Burnett de "O Pequeno Grande Mundo de Jessica"

O Pequeno Grande Mundo de Jessica

Por Anne Quiangala

Na última quinta-feira (29/02/2024), tive a oportunidade de entrevistar os criadores e produtores da série televisiva O Pequeno Grande Mundo de Jéssica (Cartoon Network/Max), composta por Tiffany Ford (showrunner, produtora executiva e cocriadora), Ben Levin (produtor executivo e cocriador) e Matt Burnett (produtor executivo e cocriador). Falamos sobre a mensagem amável que a animação transmite para o seu público-alvo (a audiência pré-escolar), o processo criativo e a importância de imagens encorajadoras (e também mágicas) no contidiano de crianças menores.

A animação é um spinoff do programa O Mundo de Greg, protagonizado pelo irmão do meio, mas no qual já aparecem a mais nova, Jessica, e o mais velho, Bernard, além dos pais e dos amigos. A pluralidade de O Mundo de Greg é uma das muitas caracteríscas que se mantém em O Pequeno Mundo de Jessica, assim como a estética, a paleta e a estrutura de episódios curtos. Tudo isso isso traz um senso de familiaridade pra quem já conhece o cotidiano da família de Williams, mas não impede que novas expectadoras se apaixonem por esse universo de histórias amáveis e divertidas. 

Abaixo, você encontrará a entrevista em formato de vídeo, bem como a transcrição traduzida!


Anne Quiangala: Olá, eu sou Anne Quiangala do Preta, Nerd & Burning Hell, que é um blog sobre coisas de nerds, em uma perspectiva Preta e acadêmica. Estou feliz em falar com vocês sobre o seu trabalho, especialmente, em O Pequeno Mundo de Jessica. É um prazer conhecer vocês!

Tiffany Ford, Ben Levin e Matt Burnett: É um prazer te conhecer também!

Anne Quiangala: bom, vamos começar! hum... a primeira pergunta é: quando eu estava assistindo ao programa, percebi como ele é permeado de generosidade, nas músicas, no enredo e nas interações, que são mais pausadas... Isso está, possivelmente, conectado à sua própria forma de ver o mundo? A minha suposição está correta? O quanto disso é intencional?

Tiffany Ford: Eu acho... eu gosto de pensar que sim, acho que você está certa. Nós queríamos muito encorajar a gentileza, não apenas com as outras pessoas, mas consigo mesma. E se nós pudermos criar, e sim, se pudermos escrever histórias que mostrem e demonstrem compaixão pelos outros, mas também compaixão por nós mesmas... Então sim, Jessica é uma pessoa que está tentando e tentando e tentando. E nós estamos assisindo ela... Eu não quero dizer "falhar", mas nós a observamos, assistimos às suas provações e erros durante todo o episódio, e com isso, queríamos ter certeza de que estava claro que é importante ser gentil e paciente consigo mesma, e que os outros serão igualmente pacientes com ela também.


Ilustração de Tiffany Ford via Tumblr


Anne Quiangala: Que fera! Tiffany, tenho acompanhado suas postagens no IG, e estive pensando sobre o seu processo artístico. Como é transformar aspectos do cotidiano e misturá-los com referências e temas que sejam significativos para você?

Tiffany Ford: Uau...obrigado por acompanhar o meu trabalho! Uh! haha... o meu meu trabalho pessoal é inspirado por pessoas comuns, e coisas do cotidiano. Espero que as pessoas sintam sempre que todas elas merecem se tornar obras de arte, que merecem se tornarem histórias e que merecem serem vistas... E que todos podem ter a chance de ser um personagem principal. No Mundo de Jessica fizemos muita colaboração com o nosso diretor de arte, Benjamin Anders, nossos chefes de design foram Nick Winn (design de personagens) e Santino Lascano (design de cenário), e todos juntos, nós da equipe, criamos um mundo que era vibrante. Nós queríamos trazer essa mesma filosofia para os espaços cotidianos. Que cada espaço em sua vida, a loja, sua sala de estar, sua casa... [cada um desses lugares] tem a oportunidade de ser um  lugar mágico emocionante, algo que é interessante, e onde vale a pena estar, porque esse é o mundo de Jessica. Ela não pode ir sozinha a qualquer lugar, então ela tem que ver que a sua vida é interessante, e que você que está assistindo ao programa, também sinta que a sua casa também é interessante e divertida.

Anne Quiangala: Ah, obrigada! Hmm... Matt, Ben e Tiffany... Diferente de outras animações contemporâneas, a animação em O Pequeno mundo de Jessica é mais lenta e pausada, assim como as conversas. Que tipo de mensagem vocês desejam enviar para as crianças através dos elementos verbais e visuais?

Ben Levin: Hum... seguindo o que a Tiffany estava falando... quando a equipe estava construindo o visual para o show, acho que estavámos tentando criar algo muito macio, convidativo... Acho que descrevemos como um abraço caloroso. A sensação de olhar para ele deve ser assim, como admirar algo realmente lindo. E acho que foi importante para nós, para encontrar um pouco de verdade na maneira como os personagens agem e, sabe, e se comportam para fazer o que... acho que há muita verdade no que a Tiffany está falando, tanto sobre como Jéssica não estar sendo perfeita,  Hum... ela é alguém como você, que está assistindo em casa, que está aprendendo e tendo tempo para descobrir as coisas, e às vezes, isso pode ser empoderador, e, às vezes, apenas engraçado. Então acho que esperamos sim, termos criado algo convidativo, algo relacionável, e por vezes, só engraçado... e sim, algo bobo, e divertido, só porque as crianças são engraçadas. Elas fazem todos os tipos de coisas inesperadas. E a nossa equipe de storyboard e os escritores realmente trouxeram isso muito bem, assim como os nossos diretores.


Espero que todas essas pessoas sintam sempre que elas merecem se tornar obras de arte, que merecem se tornarem histórias e que merecem serem vistas... (Tiffany Ford)


Anne Quiangala: Ah, obrigada! Uma vez que a série da Jésica é sobre se tornar mais autônoma, como que tornar-se mãe recentemente, moldou a sua perspectiva sobre a autonomia da criança?

Tiffany Ford:  (Risos), ai cara (risos),  vixe! Bem, eu acho que sempre amei crianças e é por isso que eu escolhi contar histórias pra crianças. Eu acho que ter o meu próprio filho realmente me ajudou a compreender o quão importante é quando você alcança qualquer coisa; quando você é muito pequena, essas pequenas conquistas são imensuráveis, e quão grandes é quando você pode erguer a sua cabeça, quando você segue sua mão pela primeira vez, quando você descobre os seus dedos e quando você ouve "Jingle Bells" pela primeira vez na vida, e você percebe que todo mundo no mundo conhece essa canção, e que todo mundo na sua família conhece a canção também... e assistir a isso explode a sua cabeça. Eu acho que essa perpectiva me ajuda muito. Ele, de um jeito diferente do de Jessica, mas ela experienciando essas coisas todas, tudo novo e tudo pela primeira vez, e como é importante celebrar contigo experiências de conquistas, até mesmo algo simples como...Ah! Lembrar a rotina de antes de dormir.

Jessica cantando com a sua versão adulta e confiante durante

Anne Quiangala: Obrigada! E, para finalizar, quando crianças, vocês imaginavam, de alguma forma, o quão incríveis se tornariam? 

Tiffany Ford: Não!!!(risos)Vai além dos meus sonhos mais intensos falar contigo hoje! (risos)

Anne Quiangala: E quanto a vocês, rapazes?

Ben Levin: É bem intenso ter crescido, sabe, assistindo aos desenhos e desenhando só por diversão, e então estar fazendo isso, estar colocando essas histórias no mundo! Eu não poderia imaginar que seria capaz disso quando criança. Isso simplesmente explodiu a minha cabeça! É realmente emocionante.

Matt Burnett: Sim, é difícil imaginar, eu não conseguia imaginar isso quando criança, e agora que tenho meus próprios filhos, também vejo isso neles, "vocês são incríveis e farão coisas incríveis", e que eles lutam com isso, às vezes. E eu não fico, tipo, tentando salvá-los da dor que eu sentia, a  dúvida e falta de confiança... e dizer, "não, não, você tem que superar isso", pois isso faz parte do processo  de ser uma criança e você ter que atravessar isso... Eles não vão se tornar adultos autoconfiantes do nada, então é mais sobre segurar a mão deles, e continuar os encorajando do jeito que eu fui encorajado também. Então, em algum momento, isso funciona, e você encontra a autoconfiaça, mas sim...

Desenvolvimento visual de O Pequeno Grande Mundo de Jessica: Nick Winn (Design de personagem) Emily Walus (cenário) e Benjamin Anders (cores) via Tumblr.

Anne Quiangala: Ah sim, legal! Muito obrigada pela a atenção e a gentileza de todos vocês. Eu vou continuar assistindo e falando a respeito de seus programas de TV, e torcendo pelo seu sucesso! Pode apostar! Obrigada!

Tiffany Ford: Eu queria mencionar mais uma coisa: o Gabriel Franklin é um artista brasileiro, do Rio de Janeiro, que contribuiu com os storyboards. Ele foi realmente importante para o nosso programa! 

Storyboard para O Pequeno Grande Mundo de Jéssica, por Gabriel Franklin, via gabrielfranklinstory.com


Anne Quiangala: Uau, que incrível! Obrigada por essa informação!

Tiffany Ford: Por nada!

Anne Quiangala: Bom, muito obrigada! Foi muito legal falar com você! Tchau!

Tiffany Ford, Ben Levin e Matt Burnett: Tchau!


A primeira temporada de O Pequeno Grande Mundo de Jessica estréia, no Brasil, dia 4 de março na plataforma de streaming Max, e também às 10h30 e 21h no Cartoonito e às 14h45 no Cartoon Network.



Agradecimentos:
  • Preparação: André Severino, professor de inglês sensacional (@cursoyobrazil)
  • Equipe da Agência Weber Shandwick: Victoria Baptista, Bruno Rebello e Raphaela Victor
  • Revisão das legendas: Kika Soares (@ofantasticomundodekika)

Tecnologia do Blogger.