Guia: Como começar a ler quadrinhos da Marvel no Brasil

Por Anne Quiangala


À medida que o Universo Cinematográfico da Marvel se tornou parte da vida de quase todo mundo, os quadrinhos se tornaram itens que geram mais curiosidade. Entretanto, o fato da Casa das Ideias ter mais de oitenta anos torna desafiador ingressar nessa longa história de personagens, equipes criativas, fases e, claro, o contexto histórico. Por essa razão, elaborei esse pequeno guia pra você que quer ingressar no mundo dos quadrinhos de super-heróis mais legais da Terra!

Passo 1: Qual o quadrinho mais próximo de você?

Antes de tudo, é importante saber se você já tem quadrinhos em casa, se vai pegar emprestado com alguém ou na gibiteca. Esqueça o preciosismo de começar pelo #1, isso não é o mais importante e, sinceramente, se for uma história da década de 1960 pode desencorajar seu início. Comece pelo que tiver mais acessível, de preferência, uma sequência. Se for adquirir, se pergunte qual o suporte se encaixa melhor pra você: capa dura ou flexível? Uma história completa ou um mix de histórias diferentes?

Passo 2: Escolha uma personagem ou equipe

No Brasil, os quadrinhos da Marvel são pela Editora Panini em formatos diversos. Personagens novas como Miss Marvel ou reintroduzidas como o Pantera Negra têm seus encadernados (de capa dura ou cartonada) com arcos narrativos completos e extras interessantes.

Passo 3: Sagas Clássicas

Paralelo à leitura de arcos contemporâneos, é relevante buscar sagas e eventos clássicos. A Coleção Histórica da Marvel apresenta um panorama de equipes e personagens com histórias importantes de diferentes fases. Já os volumes Marvel Essenciais oferecem excelentes arcos com excelentes extras que situam o arco na história geral da Marvel.

Passo 4: Comece do zero, com a Nova Marvel

O reposicionamento da Marvel, conhecido como “Nova Marvel” se dividiu em três momentos, culminando com a fase Totalmente Nova e Diferente. Roteiristas como Brian Michael Bendis, Kelly Sue de Connick, quadrinistas como Natacha Bustos, David Aja deram vida a histórias emocionantes e muito mais e diversas do que podíamos encontrar antes. Vale a pena começar daqui, se você busca histórias de origem e histórias que discutem questões sociais bem atuais.

Passo 5: Faça parte do nosso grupo de estudos!

Uma das recompensas para quem assina o Cartarse ou o canal da Twitch do Pretaenerd é a participação no grupo de estudos. O tema de 2023 é a saga Guerra Civil, que leremos, discutiremos e analisaremos coletivamente, em ambiente amigável, e com aporte teórico de quadrinhos.

Bora, Marvetes!

Ler quadrinhos de super-heróis é uma experiência divertida, especialmente se temos com quem conversar, refletir e compartilhar impressões. Assistir aos filmes e séries do MCU adquirem outros contornos depois que conhecemos a história da editora, das personagens e as sagas clássicas. Vale lembrar que não existe um jeito “correto” ou “único” de ser fã; ler os quadrinhos é uma das formas mais divertidas, mas não torna ninguém “mais fã” ou “melhor”. Ler quadrinhos é sobre aprender, se divertir e discutir temas. Pra mim, essa é a melhor forma de entrar nesse território imenso e sensacional!

Tecnologia do Blogger.