Qual o lugar do negro no mundo dos shippers?

Recentemente a série Supergirl retornou para sua segunda temporada e veio envolta em uma pequena polêmica. Durante toda sua primeira temporada, a série havia construído uma narrativa que colocava Kara Danvers, Supergirl e mulher branca, e James Olsen, homem negro, como um casal.

Por Camila Cerdeira


Até o final da primeira temporada todos os personagens da série declaram saber dos sentimentos que os dois personagens nutriam um pelo outro e isso inclui a ex-namorada da James, que incentivou ele a se envolver com Kara. Isso aconteceu na finale: os dois conversaram, se beijaram e iriam ter seu primeiro encontro quando a segunda temporada se iniciasse.

Acontece que os produtores da série resolveram magicamente que esse casal não era bom o suficiente, que não havia construção narrativa e colocaram um fim no casal antes mesmo deles terem um primeiro encontro. Eu fiquei chateada, parte de mim acredita que ainda possa haver uma chance de os dois funcionarem como um casal, mesmo com o personagem do James tendo perdido notório tempo de tela em comparação com temporada passada.


O que tem me incomodado aqui é a reação dos fãs. James e Kara não eram um casal muito popular dentro do fandom de Supergirl. Curiosamente eu via uma expressividade muito maior de pessoas que torciam para Kara/Cat Grant, com o começo da segunda temporada ganhou forças o casal Kara/Lena Luthor que tem tudo para ser problemático, mas esse não é o ponto. O ponto é que até semana passada os casais populares eram todos formados por mulheres, então obviamente mesmo não torcendo por elas não iria reclamar, visibilidade para casais de mesmo gênero (também) é uma causa que eu defendo.

Então surgiu Mon-El, um alien de um planeta irmão a Kripton e homem branco. Todos que se recusavam a apoiar Kara com James, agora apoiam Kara com Mon-El. Então o problema não era que James era um homem e as pessoas queriam a Kara com uma mulher, simplesmente não queriam uma protagonista com um par romântico negro.


Não é a primeira vez que isso acontece. Quando The Flash teve seu elenco anunciado, antes de sair qualquer filmagem e foi revelado que a atriz que interpretaria a Iris West seria negra, o fandom da série automaticamente passou a shippar Barry Allen com Caitlin Snow. E é importante frisar aqui que não havia sido liberado nenhum roteiro, nenhuma cena, nada apenas a foto dos atores e automaticamente as pessoas consideraram que a mulher negra não era boa o suficiente para o protagonista branco.

O mesmo aconteceu na primeira temporada de Demolidor: muitas pessoas eram contra o romance da Claire Temple com o Matt Murdock e preferiam a Karen como par romântico dele, mesmo que na primeira temporada nada indicasse que eles formariam um casal. Em Jessica Jones, muitas pessoas desgostam de Luke Cage como par romântico argumentando que ela não precisa de par romântico algum ou que preferem ela envolvida com a Trish.


Temos aqui quatro exemplos onde pessoas preferem ignorar a narrativa mostrada nas séries para que seus protagonistas fiquem com pessoas brancas em vez de se envolver com pessoas negras. Uma vez é acaso, duas é coincidência, três é um padrão.

O racismo social faz com que se acredite que pessoas negras são inferiores e por tanto indignas de afeto. Esse pensamento tem sido transmitido através dos séculos de tal forma que muitas vezes nem temos percepção que o estamos reproduzindo e criamos outras justificativas para o nosso comportamento.


“Eu só não vejo Iris e Barry como um casal, pra mim eles são irmãos”. Nada na narrativa indica que eles se veem assim, os dois eram amigos antes da mãe do Barry ser morta, ele até já tinha sentimentos pela Iris nessa época e o Joe tinha noção disso quando o pegou para criar. “Não acho que James e Kara tenham química”. Isso é uma opinião pessoal, mas diversos casais sem química são mantidos, além disso, passar 20 episódios construindo um casal para em um episódio desfazer tudo com a simples desculpa de então mudei de ideia da noite para o dia é um trabalho preguiçoso de roteiro.

A ideia aqui não é dizer que você é obrigada a gostar de todos os casais que tenham personagens negros, cada um tem o direito de shippar o que bem entender. Entretanto você não acha estranho que todos os casais que você torce para que se envolvam sejam formados por pessoas brancas? Você ao menos se deu conta disso? E sendo assim, em relacionamentos amorosos onde é o lugar das pessoas negras?
Tecnologia do Blogger.