12 Canções de Steven Universe #BLACKLIST


Steven Universe é uma série animada criada por Rebecca Sugar para o Cartoon Network. No desenho iremos acompanhar as aventuras de Steven e das Crystal Gems, seres espaciais feitos a partir de pedras.

Apesar de uma premissa que pode ser considerada boba, Steven Universe tem se mostrado um dos melhores e mais complexos desenhos produzidos na atualidade. Tratando em seu roteiro temas como ansiedade, estupro, estresse pós traumático, homo e bissexualidade, bem como homofobia. Tudo isso numa linguagem simples, apropriada e de fácil compreensão para crianças.

A música é algo extremamente presente na animação, seja por que Steven é um garoto musical seja por que Rebecca Sugar tem uma paixão por expressar emoções de forma melódica. E pensando nisso reuni as minhas 12 canções favoritas. E aqui eu explico que essa lista é inteiramente pessoal baseada no meu gosto e de forma nenhuma tenta insinuar que as demais canções da série sejam ruins, especialmente por que eu sofri horas pra conseguir separar 12 já que amo todas as músicas.

We Are The Crystal Gems (Versão Estendida)



Essa é a versão estendida da abertura, foi exibida pela primeira vez em 2015 na San Diego Comic-Con. Ela traz algumas pistas de como Steven foi morar com as Crystal Gems antes da série ter inicio, bem como traz as motivações de cada um dos personagens do por que lutam. O primeiro verso é uma homenagem ao pilot nunca exibido da série.

Strong In the Real Way



Essa música surgiu no episódio Coach Steven da primeira temporada, ela é um reflexo de como a Pearl se sente diante da admiração do Steven sobre Sugilite, fusão entre Amethyst e Garnet e dublada por Nicky Minaj.
Inicialmente não compreende de onde vem essa insegurança toda da Pearl, porém com o decorrer dos episódios descobrimos que a Pearl vem de uma casta criada para servir e que são tidas como gems fracas, frágeis e sem proposito. Com que faz com que a nossa Pearl sinta uma extrema necessidade de se provar, especialmente para o Steven que é parte Rose Quatz. Rose que é o grande amor da vida da Pearl.

Stronger Than You



Essa canção foi o meu primeiro contato com Steven Universe, um amigo me mostrou comentando que era cantada pela Estella, cantora que eu adoro. Estella é a dubladora da Garnet e ao longo da primeira temporada de Steven Universe foi sendo criado a expectativa de quando ela iria dar uma palhinha na série, isso aconteceu na finale da primeira temporada no episódio JailBreak.
Não foi simplesmente uma canção, mas foi através dessa música que tivemos uma das revelações mais bombásticas da série até então. E apesar de que um leitor mais atento pode perfeitamente juntar dois mais dois e entender o que foi, eu não vou dizer o que é, assistam ao desenho.

Full Disclosore (I Don’t Want That For You)



No primeiro episódio da segunda temporada temos Steven finalmente se dando conta de que a vida com as Crystal Gems é algo realmente perigoso e que não afeta apenas a ele que vai nas missões, mas aqueles que o amam, que ficam em casa preocupados.
E acho que é por isso que eu gosto tanto dessa canção, a partir desse ponto percebemos que a série vai crescer, que as tramas vão se tornar cada vez mais madura. Essa canção representa o ponto de mudança em Steven Universe.

Just a Comet



Essa canção aparece no episódio Story For Steven, quando finalmente vamos ter um pouco da historia de como o Mr. Universe se envolveu com a Rose. E eu adoro as canções do Greg com aquela vibe anos 80 Bom Jovi brega que é simplesmente maravilhosa.

Haven’t  You Noticed (I’m a Star)



É pop chiclete, é cliché, gruda na cabeça e de bônus ainda tem o Steven de saia, salta e maquiagem. Tudo pra você amar.

Tower of Mistakes 



Essa canção tem quase que relação direta com Strong In the Real Way. Em Strong In the Real Way tivemos Pearl cantando sobre a fusão da Amethyst com Garnet, mas como ela bem alertou essa fusão facialmente sai do controle. E querendo evitar isso agora temos Garnet fazendo fusão com a Pearl, o que traz a tona as inseguranças da Amethyst.

Do It For Her/Him



A Pearl é uma personagem muito complexada e atormentada pela guerra, mas que revela pouquíssimo disso. Quando ela começa a treinar a Connie percebemos algumas feriadas, como o fato das perolas serem consideradas inferiores e descartáveis afetou a sua auto apreciação, unindo a isso seu amor pela Rose Quartz temos como ela colocava a vida da Rose a cima da sua.
Como ela nunca lidou ou trabalhou essas emoções, ela toma essa atitudes como o juramento de um cavaleiro e está transmitindo isso para Connie fazendo apenas a troca da figura da Rose pelo Steven.

Peace and Love (On Planet Hearth)



Peridot pelos mais diversos motivos que eu não vou revelar por que são spoilers está agora presa na Terra e começa a fazer parte das Crystal Gems, ainda que ela não entenda direito o que as leva defender esse planeta.
E nessa canção ela começa a compreender um pouco do que torna a Terra tão bela aos olhos das Crystal Gems, bem como esse é o momento que temos acesso as primeiras emoções da personagem.

It’s Over, Isn’t It 



Durante a terceira temporada de Steven Universe a criadora, Rebecca Sugar, decidiu fazer um episódio musical (algo que eu acho que todo show deveria fazer). Episódio esse que rendeu canções maravilhosas.
Nessa aqui temos a perspectiva de Pearl sobre sua relação com Rose e com Mr. Universe. Rose é uma personagem bissexual, ela tinha uma relação com Pearl, mas também se apaixonou pelo Mr. Universe. E Pearl estava bem com as diversas relação que Rose tive no passado, por que sempre se considerou a relação definitiva, mas com Greg foi diferente e isso gerou na gem ciúmes e piorou quando Rose abriu mão de sua forma corpórea para gerar Steven. E a perda de sua amada foi algo que Pearl até então não superou.

Both of You



Ainda em Mr. Greg, o episódio musical, agora temos Steven fazendo seu pai e Pearl finalmente lidarem com seus sentimentos sobre Rose. Steven apesar de novo tem uma percepção mais clara do que a dos adultos muitas vezes, aqui ele mostra como Greg e Pearl tem mais em comum do que imaginam, os dois amam o Steven e ele ama os dois, fazendo assim um paralelo a relação deles com Rose.

Here Comes A Thought



Apenas na quarta temporada que vamos ter outra canção predominantemente da Estella, dessa vez no episódio Mindful Education. Garnet explica como preocupações e ansiedade podem interferir no processo de fusão.

Aqui temos uma belíssima canção, a minha favorita, que fala sobre como se deve não apenas reconhecer, mas aceitar suas emoções, mesmo as ruins ou que você acredita que não deveria sentir como parte do processo de superar e se curar.
Tecnologia do Blogger.